• Vegetti, Adson e David fizeram os gols da vitória vascaína
  • Primeiro tempo foi equilibrado e Vasco teve dificuldades
  • Cruz-Maltino tem pela frente vencedor de Água Santa e Jacuipense-BA

O Vasco venceu o Marcílio Dias, de Santa Catarina, por 3 a 1, na noite desta terça-feira, no Gigantão das Avenidas, na cidade de mesmo nome, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Em uma partida que mostrou muito equilíbrio no primeiro tempo, a equipe do Vasco conseguiu deslanchar na segunda etapa e encaminhou a classificação de certa forma até tranquila. O time treinado por Ramón Diaz teve dificuldades nas bolas aéreas, mas do seu jeito conseguiu neutralizá-las.

No setor ofensivo, deu certo a escalação de Adson e Vegetti juntos na frente. Rossi também teve ótima atuação e foi um desafogo para os companheiros pressionados pela equipe catarinense. Aos poucos, o Vasco vai se encaixando e mostrando, como nesta terça-feira, tranquilidade para sair de situações adversas. Vale lembrar que na primeira etapa, foram pelo menos três boas defesa de Léo Jardim e uma bola na trave.

Pablo Vegetti, aproveitando belo passe de Rossi, abriu o placar no Gigante das Avenidas. O Marcílio Dias empatou logo em seguida com Zé Eduardo, de cabeça. Adson no fim da primeira etapa conseguiu colocar o Cruz-Maltino à frente no placar novamente. No segundo tempo, mesmo levando pressão, o clube carioca, em um contra-ataque, conseguiu fazer o terceiro gol e, praticamente, liquidar o confronto.

Compromisso no Estadual

Com a vitória, portanto, o Vasco avançou à próxima fase da Copa do Brasil. Além de embolsar uma boa quantia da CBF, o clube carioca, então, aguarda o confronto entre Água Santa e Jacuipense-BA, que duelam nesta quinta-feira, na Arena Barueri, em Barueri, interior de São Paulo. Pelo Campeonato Carioca, o Vasco entra em campo neste fim de semana contra a Portuguesa, em São Januário. Vale lembrar, então, que o Cruz-Maltino precisa vencer a Lusinha para ir às semifinais do Estadual.

Primeiro tempo movimentado

O jogo começou com o time da casa pressionando a saída de bola do Vasco. Isso, inclusive, já era esperado. Vale lembrar que no regulamento desta fase da Copa do Brasil, o time que joga em casa precisa da vitória. Entretanto, não demorou para o Vasco roubar a bola e abrir o placar, aos 10 minutos de jogo. Rossi chegou pela direita e cruzou para Vegetti completar na pequena área. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro gol do Vasco.

O gol do Vasco deu uma certa tranquilidade para a equipe, mas deu até demais. Assim, não demorou muito. Minutos depois,, portanto, o Marcílio Dias, que já era melhor em campo, empatou o jogo. Airton fez o levantamento, a bola ainda foi desviada no meio do caminho, antes de que chegar em Zé Eduardo, que completou de cabeça. Era o segundo gol do jogo, o gol do time da casa, com esperanças renovadas.

Embora tenha empatado e continuado com a bola e no campo de defesa vascaíno, o goleiro do time da casa, Filipe começou a fazer grandes defesas. Na primeira chance, Adson fez ótima jogada dentro da área e chutou forte. O arqueiro da equipe da casa fez uma bela defesa em dois tempos. Minutos depois, Piton acertou mais um cruzamento para Pablo Vegetti. O argentino acertou a cabeça na bola e Filipe fez mais uma boa defesa.

Assim, o primeiro tempo se encaminhou para o fim com o empate no placar. Mas na parte final da primeira etapa, a bola foi para área em um lance de falta. Depois, então, de uma confusão na área, Adson pegou a sobra e acertou o canto esquerdo de Filipe. Era o segundo gol do Vasco na partida. Antes mesmo de finalizar, Téssio acertou a trave de Léo Jardim e o primeiro tempo ficou nisso. 2 a 1 Vasco.

Vasco vai melhor no segundo tempo

O segundo tempo do Vasco foi melhor. Ramón Diaz conseguiu postar os jogadores e os distribuiu, contudo, da uma forma melhor. Com os jogadores melhor posicionado, a equipe da casa não conseguiu mais ter ímpeto do primeiro tempo. Nos primeiros minutos, é verdade, o Marcílio Dias conseguiu pressionar o Vasco da Gama. Mas não demorou muito para as mexidas, João Victor e Mateus Carvalho, começarem a dar resultado.

Foi então que em uma jogada de contra-ataque, Galdames descolou uma belo passe para Davidi, que também havia acabado de entrar, O atacante invadu a área e tocou na saída de Filipe. Era o terceiro gol do Vasco. Naquela altura, o time de Ramón Diaz necessitava levar três gols para perder a vaga na próxima fase da competição. Foi então que o time carioca passou a tocar mais a bola para evitar sofrer riscos.

Waguinho Dias ainda tentou mexer no time e colocou novos jogadores, principalmente no ataque. Mas com uma montanha muito alta para escalar, o time foi perdendo o gás e deixando o Vasco jogar ainda mais. Pelo lado dos visitante, a ordem era esperar o tempo acabar para conquistar a classificação. Vale lembrar também que mesmo com as mudanças, o Cruz-Maltino foi superior no segundo tempo.

Praxedes ainda tentou chegar com perigo, mas a bola foi para fora. A tranquilidade do Vasco só começou quando Waguinho tirou Téssio e Zé Eduardo do time por cansaço. Ou seja, os dois melhores do time não aguentaram o jogo todo e saíram. Portanto, sem o ímpeto dos dos jogadores de destaque do Marcílio Dias, o Vasco apenas esperou o árbitro encerrar o jogo e comemorar a classificação.