- Submarino Amarelo chegou a abrir 2 a 0 e levar a virada
- Com Xavi pressionado, Barça erra muito e leva cinco gols
- Derrota deixa equipe ainda mais distante da ponta de LaLiga
O Barcelona errou muito e perdeu para o Villarreal por 5 a 3 na tarde deste sábado, no Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol, a LaLiga. O jogo teve vários momentos. As equipes revezaram no comando da partida, mas o que mais chamou a atenção foram os erros de ambos os lados. Ou seja, quem errou menos, venceu o jogo: o Villarreal.
Gerard Moreno e Akhomach abriram 2 a 0 no placar. Entretanto, no segundo tempo, Gündogan, Pedri e Bailly, contra, viraram o jogo para o Barcelona. Gonçalo Guedes, Sörloth e Morales fizeram os gols da reviravolta e da virada do Villarreal. Com a vitória, o Submarino Amarelo chegou aos 23 pontos e está em 14º na tabela. O Barça, por sua vez, ficou com os seus 44 pontos, a 10 do Real Madrid, o líder. Na próxima rodada, o Barça encara o Osasuna, enquanto o Villarreal pega o Cádiz.
Villarreal abre 2 a 0
O primeiro tempo no Olímpico Lluís Companys começou com o Barcelona tomando conta das ações. Com o técnico Xavi pressionado por conta dos últimos resultados, restou ir para cima do Villarreal. A primeira chance do jogo foi de Gündogan, que fez a jogada, mas na hora de finalizar a bola bateu na defesa. Quatro minutos depois, Jörgensen teve de trabalhar por conta da finalização de Lamine Yamal.
Foi então que João Félix entrou no jogo. Aos 14 minutos, o Barcelona, sob os pés do português, quase abriu o placar. João Félix fez a jogada em velocidade e arriscou o chute de fora da área. A bola ainda bateu na defesa antes de cair e Jörgensen fazer grande defesa. O lance deixou o Barcelona empolgado. A pressão aumentou, mas o gol não saiu.
Por conta disso, o Villarreal começou a se soltar mais no jogo. Na primeira chegada com perigo, saiu o gol. A bola viajou para a área cruzada da direita, Baena disputou ela com Koundé. Contudo, quem ficou com ela foi Moreno, que levou para a perna esquerda e soltou a bomba para o gol. No VAR, o árbitro anulou o gol sob a alegação de que Sörloth havia participado do lance.
Mas não precisou. Na parte final do primeiro tempo, Sörloth fez a jogada pela esquerda e cruzou. Gerard Moreno se antecipou aos defensores para finalizar e abrir o placar. A bola foi no canto direito de Iñaki Peña, que nada pôde fazer. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Villarreal. Portanto, a equipe visitante levou a vantagem para o intervalo diante do Barcelona.
Segundo tempo com emoção
O segundo tempo começou assim como o primeiro tempo: Barcelona em cima do adversário. Contudo, a diferença agora era o placar. Por isso, a primeira chance da segunda etapa foi do Barça: Lamine Yamal finalizou para fora. No lance seguinte, o Villarreal ampliou o marcador. João Cancelo tentou dominar a bola, não conseguiu e Akhomach ficou com ela dominada. Ele avançou, driblou o arqueiro do Barça e marcou o segundo gol: 2 a 0.
O que era ruim, ficou pior ainda. O segundo gol do Villarreal deixou a pressão sobre os jogadores do Barcelona ainda maior. Assim, não houve outra saída a não ser partir para cima e tentar diminuir o placar. E foi o que aconteceu. Aos 14 minutos, Lewandowski tentou dominar na entrada da área e ajeitou sem querer para Gündogan. O meia deu um tapa de chapa e marcou o primeiro gol do Barça.
A pressão, então, ficou ainda maior, desta vez, a favor do time treinado por Xavi Hernández. Ou seja, o empate já era uma realidade. Realidade que poderia ter acontecido já aos 18 minutos, quando Ferrán Torres recebeu passe da marca do pênalti e errou o chute. Contudo, quatro minutos depois, Pedri empatou: 2 a 2. E se o empate não demorou a sair, a virada era questão de tempo, então.
Três minutos depois do empate, o árbitro marcou falta pelo lado esquerdo da grande área. Na cobrança, a virada: Araújo disputou com Bailly, que colocou contra o próprio gol: 3 a 2. A virada mudou completamente o clima no Olímpico Lluís Companys. O torcedor inflamou e levou o Barça à frente mais uma vez. Contudo, o jogo em si ganhou em emoção.
Villarreal consegue outra virada
O brasileiro Vitor Roque entrou no jogo. Com isso, o Barça foi para cima e quase marcou com o atacante. Depois de receber em velocidade, Roque chutou cruzado e Jörgensen fez grande defesa. João Cancelo também colocou o goleiro do Villarreal para trabalhar. Era um prenúncio do que estava por vir? Não. O que se viu nos minutos seguintes, nenhum torcedor do Barça esperava.
O empate veio aos 38 minutos. Gonçalo Guedes recebeu em um contra-ataque rápido e empatou: 3 a 3. Aos 45 minutos, o VAR anulou uma penalidade máxima, o que deixou os jogadores do Barça irritados. Isso pode ter influenciado na bobeira de Araújo dentro da área, que Sörloth aproveitou, ao 53 minutos: 4 a 3. No minuto seguinte, mais um do Villarreal. O mesmo Araújo perde o gol e, no contra-ataque, Morales fecha o caixão: 5 a 3.