- Africanas fazem gol nos acréscimos e passam em segundo
- Esta foi a primeira vitória da África do Sul na história da Copa
- Suécia passou pela Argentina e avançou em primeiro
A África do Sul fez história na madrugada desta quarta-feira. As africanas venceram a Itália por 3 a 2, em Wellington, na Nova Zelândia, em partida válida pela última rodada do Grupo G da Copa do Mundo Feminina. Em uma partida em que as meninas da África do Sul não eram favoritas e sofreram com a abertura do placar e, depois de virar, com o empate, a vitória foi com um prêmio pelo esforço e determinação.
Orsi (contra), Magaia e Kgatlana marcaram os gols da vitória. Assim, Caruso fez os gols italianos da madrugada. Com a vitória, histórica, a primeira da África do Sul em Mundiais, as meninas avançaram às oitavas de final. As africanas ficaram com quatro pontos, enquanto a Suécia, que venceu a Argentina por 2 a 0, passou para a próxima fase em primeiro lugar. Os gols foram marcados na segunda etapa, com Blomqvist e Rubensson.
As seleções encaram agora as classificadas do Grupo E. Enquanto a Suécia encara os EUA, segunda seleção daquela chave, as africanas encaram a Holanda na próxima fase. Os confrontos estão marcados para o fim de semana. África do Sul e Holanda, no sábado, e Suécia e EUA, no domingo.
Jogo bastante movimentado
A partida começou bastante movimentada. As duas seleções disputavam a bola com lealdade e organização. Contudo, em um vacilo, logo aos 10 minutos, Dhlamini derrubou Beccari. A arbitragem assinalou o pênalti. Caruso pegou a bola e cobrou com categoria. Era o primeiro gol do jogo. Não demorou muito para as meninas africanas equilibrarem o jogo novamente. O gol de empate saiu ainda no primeiro tempo. Orsi recebeu livre e recuou para a goleira Durante. Mas com força, a bola passou pela arqueira e foi direto para o gol. Era o gol da África do Sul.
Na segunda etapa, então, as africanas começaram a pressão desde cedo. Só a vitória interessava, então, não tinha outra saída. A virada da África do Sul só veio aos 21 minutos. A Itália saiu jogando errado. Kagtlana recebeu pela esquerda, atacando o espaço. O passe foi direto para Magaia, que recebeu dentro da área e bateu cruzado para marcar o gol da virada. Era o segundo da África do Sul. Entretanto, Caruso empatou, aos 28, aproveitando uma cobrança de escanteio.
O jogo se encaminhava para o fim, com a classificação das italianas. Entretanto, nos acréscimos, a África do Sul aprontou mais uma vez. Dhlamini apareceu pela esquerda e tocou para Magaia. Esta tinha espaço e aproveitou a falta de chegada da defesa para lançar Kgatlana, que finalizou bonito. Durante nada pôde fazer. Era o gol da vitória e da classificação.