• Donos da casa dominam o jogo em Munique e ganham por 5 a 1
  • Wirtz, Musiala, Havertz, Fullkrug e Emre Can fazem para os alemães
  • Com um a menos, escoceses contam com o gol contra de Rudiger

A Alemanha não tomou conhecimento da Escócia e aplicou uma goleada de 5 a 1, nesta sexta-feira, no jogo de abertura da Euro 2024. Na Allianz Arena, em Munique, a seleção da casa contou com os gols de Wirtz, Musiala, Havertz, Fullkrug e Emre Can para sair em vantagem no Grupo A. O único gol escocês foi contra, de Rudiger. Esta, aliás, foi a maior goleada alemã em grandes competições desde o 7 a 1 sobre o Brasil, em 2014, na semifinal da Copa do Mundo.

Com o grande resultado na estreia, a Alemanha assumiu a ponta do Grupo A da Euro, com 3 pontos. Na próxima rodada, os alemães têm pela frente a Hungria, na quarta-feira (dia 19), às 13h (de Brasília). A Escócia, por sua vez, tenta a recuperação diante da Suíça, no mesmo dia, às 16h.

Como foi o primeiro tempo

Desde o primeiro minuto de jogo, a Alemanha mostrou a sua superioridade, pressionou a Escócia e aproveitou muito bem as oportunidades criadas. Aos 10 minutos, os donos da casa marcaram o primeiro gol da Euro. Kroos inverteu a bola para Kimmich na direita, ele avançou pela direita e passou para a entrada da área. Wirtz chegou batendo de primeira, Gunn tocou na bola, mas ela raspou na trave e entrou no cantinho: 1 a 0.

Nove minutos depois, saiu o segundo dos alemães. Gundogan girou pelo meio, deu a enfiada para Havertz e ele ajeitou para trás. Musiala cortou a marcação dentro da área e chutou forte no alto, sem chances para o goleiro: 2 a 0, em belo gol.

No fim da etapa, aos 45 minutos, a situação da Escócia ficou ainda mais difícil. Afinal, Porteous cometeu falta dura em Gundogan dentro da área, foi expulso e Havertz aumentou na cobrança de pênalti. Ele faz uma paradinha e cobrou no meio do gol. O goleiro caiu para o lado esquerdo e só olhou a bola entrar: 3 a 0.

Como foi o segundo tempo

O ritmo da Alemanha caiu, e a Escócia se fechou na defesa com um homem a menos. Porém, isso não foi o suficiente para evitar o quarto gol, aos 23 minutos. Musiala avançou pela esquerda, Gundogan recebeu pelo, mas foi desarmado. A bola, então, sobrou para Fullkrug, que soltou uma bomba no ângulo esquerdo alto do goleiro escocês: 4 a 0.

A Escócia chegou ao gol de honra aos 41, em lance de infelicidade de Rudiger. No lance, Robertson cobrou falta da esquerda para dentro da área, a bola passou por todo mundo e McKenna tocou de cabeça para o meio. Rudiger acabou desviando contra o gol: 4 a 1.

Antes do apito final, Emre Can ainda marcou o quinto gol da Alemanha. Após troca de passes, Muller tocou para trás e ele finalizou colocado no cantinho de fora da área: 5 a 1. Jogando em casa, a estreia da Alemanha encheu os olhos da torcida.