A Arena MRV se prepara para receber a primeira decisão da história do estádio. Neste domingo (10), às 16h, Atlético-MG e Flamengo disputam o troféu da Copa do Brasil. Enquanto o Galo busca o tri, o Mengão quer o penta.
No jogo de ida no Maracanã, Arrascaeta e Gabigol abriram 2×0 logo no primeiro tempo. O atacante, sempre decisivo em finais, ainda marcou mais um e colocou o 3×0 no placar.
Mas o Galo conseguiu diminuir a desvantagem na segunda etapa com Alan Kardec. O centroavante aproveitou falha de Léo Ortiz e finalizou com categoria de fora da área, terminando a partida em 3×1.
Agora o Atlético-MG precisa fazer valer o mando de campo para reverter a situação e ser campeão da Copa do Brasil. Se a equipe vencer por dois gols de diferença, a decisão vai para a disputa de pênaltis. Uma vitória com margem de três, garante o título no tempo normal.
Atlético-MG tem chances de ter uma reviravolta?
A torcida atleticana conhece bem a emoção das viradas históricas. Em 2013, o grito “Eu acredito!” foi fundamental para impulsionar o Atlético-MG a conquistar a Libertadores em cenários adversos. Já na Copa do Brasil de 2014, o Galo mostrou seu poder de reação contra o próprio Flamengo, vencendo por 4×1 no Mineirão após perder por 2×0 no Maracanã, um enredo que ecoa nesta final.
Com a força do fator casa, o Galo conquistou 18 vitórias em 32 jogos na Arena MRV ao longo de 2024, perdendo apenas cinco vezes, o que alimenta a confiança dos torcedores do time na virada. Segundo a Betfair, essa força como mandante coloca o Atlético-MG com odds de 2.00 para vencer o confronto no tempo regulamentar, embora seja necessário ganhar por ao menos dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Confira as odds da Betfair para apostar na final:
Resultado final | Odd |
Vitória do Atlético | 2.00 |
Empate | 3.20 |
Vitória do Flamengo | 4.00 |
Se você for apostar, vale a pena ficar de olho nas SuperCotações que a Betfair abriu para a partida. A odd está em 4.0 para o Atlético marcar um gol.
De fato, O Atlético-MG já conseguiu reverter situações semelhantes a essa em outras quatro oportunidades. Em 2004, contra o Catuense, da Bahia, o Galo perdeu o primeiro jogo por 4×2, mas goleou na volta por 5×1.
Em 2006, os mineiros perderam para o Fortaleza, dentro de casa, por 2×0. Na volta, mesmo jogando longe dos seus domínios, o Galo venceu por 3×1 e se classificou por conta do critério de gols fora de casa.
Oito anos depois, veio o primeiro título da Copa do Brasil na história, mas o caminho não foi fácil. Nas quartas de final, o Atlético-MG perdeu para o Corinthians por 2×0, em São Paulo. Na volta, dentro de casa, goleada por 4×1.
Na semifinal, o adversário foi o Flamengo, mesmo rival da final deste domingo. No Maracanã, vitória para o Rubro-Negro por 2×0, situação parecida com o cenário atual.
No Mineirão, o Mengo até saiu na frente, mas o Atlético-MG virou para 4×1, com gols de Carlos Júnior, Maicosuel, Dátolo e Luan, conseguindo avançar para a final. Na decisão, duas vitórias diante do rival Cruzeiro e título da Copa do Brasil.
Segundo cotações das casas de apostas, vitória do Galo é a mais provável
Em 2013, o grito “Eu acredito!” embalou o time do Atlético-MG em situações adversas para conquistar a Libertadores. Neste domingo, o mesmo grito será entoado pelos milhares de atleticanos que estarão presentes na Arena MRV. E o fator casa tem sido bem importante para o Galo em 2024. Em 32 jogos como mandante, venceu 18, empatou nove e perdeu apenas cinco.
Como é possível notar, segundo a Betfair, a vitória da Copa do Brasil Atlético-MG. Entretanto, é importante reforçar que apenas uma vitória simples não é suficiente para os mineiros conseguirem o terceiro título da Copa do Brasil na história. É necessário pelo menos dois gols de diferença para conseguir levar a decisão para os pênaltis.
Qualquer vitória do Flamengo, empate ou se o Atlético-MG vencer por apenas um gol de diferença, o Rubro-Negro será o campeão da competição.