• Barça marca duas vezes, leva gol e faz 3 a 1, dentro de casa
  • Brasileiro Raphinha participa de dois gols do time catalão
  • Lewandowski decreta o resultado final no segundo tempo

Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, o Barcelona derrotou o Napoli por 3 a 1, nesta terça-feira, no Estádio Olímpico de Montjuic, e se classificou para as quartas de final da Champions League. A equipe comandada por Xavi Hernández marcou dois gols com Fermín López e João Cancelo em apenas 16 minutos. Contudo, viu Rrahmani diminuir ainda na primeira etapa. No segundo tempo, então, Lewandowski fez o dele para fechar o placar.

Agora, o Barcelona terá que esperar o término das oitavas e o sorteio da próxima sexta-feira, às 8h (de Brasília), para conhecer o seu adversário nas quartas de final da Liga dos Campeões. Real Madrid, Manchester City, PSG e Bayern de Munique estão garantido, e restam três vagas para a próxima fase.

O Napoli, por outro lado, tentará se recuperar no Campeonato Italiano e volta a campo no domingo (dia 17), às 16h45 (de Brasília), quando visita a líder Inter de Milão. Mais tarde, às 17h, o Barcelona visita o Atlético de Madri, pelo Campeonato Espanhol.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Barcelona começou melhor e marcou duas vezes em dois minutos para abrir boa vantagem no placar. Aos 14 minutos, Raphinha recebeu de João Cancelo pelo lado esquerdo da área e cruzou rasteiro para trás. Lewandowski, então, deixou passar para Fermín López bater no contrapé de Meret, mandando no cantinho direito do gol: 1 a 0.

Depois disso, aos 16, Lamine Yamal puxou contragolpe e tocou para Raphinha, que cortou para o pé direito e finalizou na trave. Contudo, Cancelo pegou o rebote e mandou para o fundo da rede: 2 a 0. Em uma das poucas chegadas do Napoli no ataque, aos 29 minutos, Rrahmani começou a jogada, se mandou para a área e aproveitou o cruzamento rasteiro de Politano para pegar de primeira no cantinho para diminuir: 2 a 1.

Aos 34, aliás, quase veio o empate, quando Mário Rui levantou a bola na área, e Di Lorenzo mandou de cabeça na segunda trave. Porém, o goleiro Ter Stegen saltou e fez grande defesa para manter o Barça na frente.

Na segunda etapa, Kvaratskhelia finalizou de fora da área logo no início e assustou a meta do Barcelona. Depois disso, porém, o Barcelona obrigou o goleiro Meret a trabalhar quatro vezes e ainda teve um gol de Yamal anulado por impedimento, aos 22 minutos. O jovem completou para o fundo da rede após Sergi Roberto bater cruzado, Araújo desviar, e Meret espalmar.

Então, aos 34, Lindstrom desperdiçou chance clara de empatar a partida ao dar uma cabeçada na pequena área e mandar a bola rente à trave. O time italiano, aliás, acabou sendo punido pelo gol perdido. Afinal, aos 37 minutos, Sergi Roberto passou a bola para Gundogan no meio e recebeu a devolução na grande área.

Ele tocou de lado na saída do goleiro, e Lewandowski só teve o trabalho de marcar e garantir a classificação às quartas. O jovem zagueiro espanhol Pau Cubarsí, de 17 anos, ficou com o prêmio da partida em sua estreia na competição.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial