• Barça aguarda apenas exames médicos para anúncio
  • Espanhóis devem pagar entre 40 e 50 milhões de euros
  • Polonês foi ao CT do clube alemão para se despedir

O Barcelona, enfim, contratou o seu tão sonhado centroavante. Neste sábado, após semanas de negociações, o clube anunciou um princípio de acordo com o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. O clube espanhol ainda não oficializou o acordo, uma vez que ainda depende dos exames médicos do atleta. Neste sábado, inclusive, o atacante foi ao CT de seu agora ex-clube para se despedir de seus companheiros.

De acordo com a imprensa europeia, o negócio gira em torno de 50 milhões de euros. São 40 milhões, mais algumas variáveis por produtividade que constam no contrato do jogador de 33 anos. Após a passagem do atacante pelo clube na manhã de sábado, o Bayern confirmou a saída de seu principal jogador nas últimas sete temporadas.

Vale lembrar que o atacante polonês sai de Munique como um dos grandes ídolos da história do principal clube da cidade. Afinal, Lewa é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 344 gols, atrás apenas do lendário alemão Gerd Müller (563).

Foram oito troféus da Bundesliga disputados desde que chegou ao clube, na temporada 2014/15. Em sete edições ele acabou como artilheiro da competição. Em 2020/21, marcou 41 gols no Alemão, recorde de gols em uma só edição, ultrapassando em um gol a marca de Gerd Müller. Esta marca durou quatro décadas.

Além dessas marcas, Lewandowski conquistou o prêmio The Best da Fifa em dois anos seguidos (2020 e 2022) e levantou o tão sonhado troféu da Champions League, batendo o PSG de Neymar na decisão, na temporada 2019/2020.

– Sabemos muito bem o que devemos a Robert, mas grandes jogadores deixaram o Bayern no passado e o mundo do Bayern também não desmoronou depois disso. Pelo contrário, muitas vezes foi ainda mais bem-sucedido – escreveu o diretor esportivo do clube alemão, Oliver Kahn no Twitter.

Após problema financeiro, Barça aquece o mercado

Afinal, o clube catalão passou meses resolvendo os problemas para entrar nas regras do Fair Play financeiro e poder inscrever novos jogadores em seu elenco. Nesta semana, o jornal ‘Mundo Deportivo’ revelou que o clube pediu ao meia Frenkie de Jong para aceitar a proposta do Manchester United. A ida do meia para Inglaterra abriria um espaço no orçamento do clube e, assim, o Barça poderia inscrever o atacante brasileiro Raphinha, anunciado também nesta semana.

Em resumo, Lewandowski chega para ser o 5º reforço do Barcelona na temporada. Até o momento, além de Raphinha, citado acima, o clube anunciou as chegadas do meia Franck Kessié, do zagueiro Andreas Christensen e do também atacante Ousmane Dembélé.