- Jeffinho reestreia na equipe e faz o gol do triunfo do Alvinegro
- Glorioso tem o domínio no primeiro tempo, mas reduz o ritmo
- Tricolor suburbano teve chances e chegou a acertar o travessão
O Botafogo venceu o Madureira por 1 a 0, nesta quarta-feira, pela primeira rodada da Taça Guanabara, no Estádio Nilton Santos. O atacante Jeffinho, que fez sua reestreia pelo Alvinegro, marcou o gol da vitória, no primeiro tempo, com assistência de Hugo.
Com o resultado, então, o Botafogo somou os seus três primeiros pontos no Campeonato Carioca. Assim, assumiu de forma provisória a liderança da competição, ao lado da Portuguesa. Por sua vez, o Madureira ficou na lanterna.
A vitória em cima do Madureira, aliás, encerrou uma seca para o Glorioso. Afinal, esse foi o primeiro triunfo do time desde o dia 18 de outubro. O última havia sido sobre o América-MG, fora de casa, pelo Brasileirão. No Niltão, a seca era desde o dia 27 de agosto, no jogo contra o Bahia.
Confira como foi o jogo
No primeiro tempo, o Botafogo se impôs diante do Madureira e demonstrou vontade de recuperar a confiança dos alvinegros. Aliás, Jeffinho foi o destaque na sua volta ao futebol brasileiro após passagem pelo Lyon, da França. Aos 13 minutos, em contra-ataque puxado por Tiquinho Soares, o ponta acertou o travessão em finalização de fora da área.
Mais tarde, aos 36 minutos, após nova jogada armada por Tiquinho, Hugo cruzou rasteiro da esquerda para o meio da área. Bem posicionado, Jeffinho só teve o trabalho de empurrar para o gol: 1 a 0. O Madureira criou duas boas oportunidades, uma em cobrança de falta, outra em chute de longa distância. O goleiro Gatito Fernández, porém, fez boas defesas.
Na volta do intervalo, o cenário mudou um pouco. O Alvinegro não jogou bem e fez apenas o suficiente para garantir a vitória magra. A postura incomodou parte da torcida, que mesclou vaias com aplausos após o apito final do árbitro. O Tricolor Suburbano conseguiu pressionar e quase empatou aos 31 minutos, quando Rodrigão parou no travessão e em defesa à queima-roupa de Gatito Fernández no rebote.
Na próxima rodada do Carioca, o Botafogo retorna ao Nilton Santos para enfrentar o Bangu, às 20h (de Brasília) deste sábado (20). Antes, às 15h45, o Madureira enfrenta o Audax, no Conselheiro Galvão.