• Inglesas marcam com Toone, e Andressa Alves empata nos acréscimos
  • Chloe Kelly converte último pênalti nas cobranças para garantir o título
  • Nos pênaltis, Inglaterra bate a seleção brasileira por 4 a 2 em Wembley

A Inglaterra levou a melhor nos pênaltis sobre o Brasil e conquistou o título da primeira edição da Finalíssima feminina. No estádio de Wembley com mais de 83 mil pessoas, as inglesas largaram na frente com um gol de Ella Toone no primeiro tempo. A seleção brasileira melhorou na segunda etapa e empatou nos acréscimos da partida, com Andressa Alves. Nas penalidades, a campeã europeia superou a vencedora da Copa América por 4 a 2 e levantou o troféu.

Na terça da semana que vem, às 13h (de Brasília), a seleção brasileira feminina aproveita a viagem à Europa para disputar um amistoso contra a Alemanha, em Nuremberg.

Inglaterra larga na frente e pressiona no fim

No primeiro tempo, a seleção brasileira feminina sentiu dificuldades para armar as jogadas devido aos erros de passes. Aliás, nas poucas vezes em que chegou no ataque, parou na marcação inglesa. Contudo, a equipe verde-amarela se comportou bem na zaga, mesmo tendo levado um gol. A Inglaterra teve maior volume de jogo e confirmou porque é uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de 2023.

Aos 13 minutos, Lucy Bronze recebeu de frente para a área e chutou forte para a goleira Lelê defender bem. Depois disso, aos 22, as inglesas abriram o placar na Finalíssima. Em investida pela direita, após tabela entre Lucy, Bronze e Stanway, a bola chegou até Toone, que bateu para o fundo da rede: 1 a 0, em Wembley.

O Brasil respondeu com Tamires, aos 31, mas bateu cruzado para a defesa de Earps. A Inglaterra pressionou na reta final da etapa. Aos 36, Lauren James recebeu na esquerda da área e chutou para fora. Em seguida, a atacante levantou na área para Hemp cabecear nas mãos de Lelê. A goleiro brasileira, inclusive, ainda evitou o segundo gol, quase nos acréscimos, ao defender finalização de Alessia Russo.

Seleção brasileira arranca empate nos acréscimos

O Brasil voltou do intervalo com outra postura, buscou o ataque e obrigou Earps a trabalhar em finalização de Andressa Alves no primeiro lance. Aos 6 minutos, outras duas tentativas. Primeiramente com Geyse, que recebeu a bola, girou e chutou para a goleiro inglesa pegar. Depois disso, Kerolin dominou a bola no peito na entrada da área e finalizou para fora, com perigo.

Atrás no placar, a Seleção seguiu em cima e quase empatou aos 10 minutos. Ary Borges recebeu de frente pra o gol após cruzamento, mas pegou mal na bola. E teve mais pressão brasileira. Geyse arriscou de longe em belo chute, mas Earps fez a defesa. A Inglaterra só respondeu aos 21 minutos. Stanway recebeu o passe na entrada da área e mandou uma bomba, mas a goleira Lelê defendeu com segurança.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, quando o jogo já se encaminhava para a vitória inglesa, o Brasil conseguiu empatar o jogo. Andressa Alves aproveitou a sobra de Earps na pequena área e bateu no canto esquerdo da goleira, no alto: 1 a 1 no placar. A decisão ficou para os pênaltis.

Depois de falhar no gol do Brasil, Earps cresceu nas penalidades e pegou a cobrança de Tamires, enquanto Rafaelle acertou o travessão. Pela seleção brasileira, Lelê defendeu a batida de Toone, mas não adiantou. Stanway, Daly, Greenwood e Chloe Kelly marcaram para as inglesas. Adriana e Kerolin fizeram para o time canarinho.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial