• Galeno acerta chute de rara felicidade e dá a vitória ao Porto
  • Equipe da casa foi melhor na partida contra um Arsenal apático
  • Arsenal e Porto se enfrentam novamente no dia 12 de março

O Porto saiu na frente do Arsenal por uma vaga nas quartas de final da Champions League de 2023/24. Depois de mais de 90 minutos no 0 a 0, o brasileiro Galeno acertou um bonito chute no ângulo e deu a vitória ao Porto sobre o Arsenal, na tarde desta quarta-feira, no Estádio do Dragão, na cidade de Porto, em Portugal, em partida válida pela ida das oitavas de final do torneio.

Em uma partida dominada pelo time treinado pelo técnico Sérgio Conceição, o Porto contou com a ajuda de seus torcedores e dos brasileiros do elenco, principalmente Galeno, artilheiro do time na competição. Com a vitória, o Porto terá a vantagem do empate contra os Gunners no próximo dia 12 de março, no Emirates Stadium. Para passar, a equipe inglesa vai precisar vencer por dois gols de diferença.

Porto foi melhor

O jogo começou bastante equilibrado. Com os dois times recheados de brasileiros, Porto e Arsenal mediram forças desde o primeiro minuto de jogo. Contudo, no que diz respeito a lances de perigo, os dois times deixaram a desejar no início da primeira etapa. O time treinado por Mikel Arteta tentava ficar com a bola, mas não havia construção de jogadas.

A primeira chance real de gol saiu apenas aos 20 minutos de jogo. O brasileiro Galeno, principal jogador da equipe portuguesa na temporada, estava na área quando Conceição cruzou e a zaga afastou. Na sobra, o atacante brasileiro finalizou na trave, a bola ainda voltou para ele, que chutou para fora. Foi a melhor chance do jogo ate então.

O lance de “quase gol” do time da casa não mudou o panorama do Arsenal, que continuou tocando a bola, mas sem muita objetividade. Foi então que Saliba, o zagueiro dos Gunners, finalizou com perigo após um escanteio. Em seguida, veio a resposta da equipe portuguesa. Nico González levou na entrada da área e tentou o chute de longe. A bola subiu e foi para fora.

Os dois times seguiam com as suas estratégias bem definidas. O Porto, porém, estava mais perigoso no jogo. Evanílson aproveitou uma jogada pela direita e conseguiu finalizar em direção ao gol, mas Raya fez a defesa. No último lance do primeiro tempo, foi a vez o Arsenal tentar com o atacante alemão Havertz, que cabeceou para fora.

Brasileiro decide

Os primeiros minutos da segunda etapa mostravam um panorama parecido com o que se viu na partida até aquele momento. Contudo, aos poucos o Arsenal foi colocando a bola no chão e adiantando as linhas. Por conta disso, chegou em uma jogada de escanteio. Rice cobrou e encontrou Trossard livre. O belga chutou de primeira, mas a bola foi sobre o gol.

Logo depois, os times voltaram a trocar a possa de bola, mas sem criatividade e construção de jogadas. As defesas bem postadas, dificultavam a movimentação dos meias para o ataque. Ou seja, os atacantes não recebiam as bolas. E quando recebiam, tinham que brigar por elas. Assim, o jogo se encaminhava para o empate mesmo com as mexidas dos técnicos.

Aos 21, Pepê esteve pronto para finalizar, mas a defesa conseguiu cortar. Mas a emoção da partida estava reservada para os minutos finais. Aos 46, Gabriel Magalhães aproveitou uma cobrança de falta para quase abrir o placar. Entretanto, a bola foi por cima do gol. Assim, o confronto se encaminhou para o fim.

Foi então que aos 48 minutos, Galeno, que andava sumido do jogo, fez o gol da vitória. O atacante pegou a bola pela esquerda e, de muito longe, chutou de direita, colocando-a no ângulo de David Raya, que se esticou todo e nada pôde fazer. Era o gol da vitória, o gol do Porto na tarde de futebol no Estádio do Dragão.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial