- Catalina Usme e Linda Caicedo fizeram os gols da partida
- Vitória colocou a Colômbia encostada na forte Alemanha
- Grupo H terá possível adversário do Brasil nas oitavas
A Colômbia venceu a Coreia do Sul por 2 a 0 na madrugada desta terça-feira, no Estádio Sydney Football Stadium, em Sydney, na Austrália, em partida válida pela primeira rodada do Grupo H da Copa do Mundo Feminina de 2023. Em uma partida com destaque para as estrelas colombianas, que não sentiram a estreia e fizeram valer o status de craques do time para decidir o jogo e lavar os três pontos para casa.
Catalina Usme e a jovem Linda Caicedo marcaram os gols da vitória. A experiente colombiana cobrou pênalti com estilo e a jovem jogadora do Real Madrid marcou em seguida. Com a vitória, a Colômbia chegou aos três pontos e encostou na Alemanha na liderança da chave. Coreia do Sul e Marrocos vêm em seguida. Vale ressaltar que do Grupo H sairá o adversário do Brasil nas oitavas de final da competição. Em caso, claro, de classificação da Seleção Brasileira. Na próxima rodada, a Colômbia encara a Alemanha e a Coreia do Sul enfrenta o Marrocos.
Jogo decidido no primeiro tempo
O primeiro tempo começou com a Colômbia tomando conta das ações ofensivas da partida. As sul-americanas tiveram mais a bola e foram muito mais decisivas quando tiveram as chances de marcar. Embora no geral tenha sido a Colômbia a ter um melhor desempenho na etapa inicial, quem começou assustando foi a Coreia do Sul, com Choi Yu-Ri. Pérez fez ótima defesa aos sete minutos.
O jogo ficou tenso, com muitas faltas e cartões amarelos. A Colômbia não conseguia chegar com efetividade. Mas aos 28 minutos, depois de um bate-rebate na área, Shim colocou a mão na bola. A arbitragem marcou a penalidade máxima. Catalina Usme foi para a cobrança e marcou o primeiro gol do jogo. Com este gol, a craque aumentou ainda mais a vantagem na artilharia histórica de sua seleção, com 21 gols. Dois deles em Mundiais.
O gol deixou a coisa mais fácil e tranquila para as colombianas. As coreanas tentavam furar a defesa adversária, mas giravam a bola sem muita efetividade. Catalina Usme ainda assustou em uma cobrança de falta, que Geul fez a defesa. Mas foi no lance seguinte que Linda Caicedo decidiu a partida. A jovem colombiana do Real Madrid chutou de fora da área e contou com a ajuda de Geul para fazer o 2 a 0.
Segundo tempo com pouca emoção
O placar construído na primeira etapa deu tranquilidade para as meninas colombianas, que souberam tocar a bola, principalmente nos primeiros minutos da etapa complementar. A primeira chance, inclusive, foi colombiana, com Bedoya, que cobrou uma falta de longe e por pouco a bola não encobriu Geul. Enquanto a Coreia tentava construir as jogadas com o toque de bola, a Colômbia era mais rápida nas transições.
A segunda chance do jogo em seu segundo tempo foi também da Colômbia. Mayra Ramirez, depois de um bom contra-ataque, subiu mais do que a defesa e cabeceou para fora, levando muito perigo ao gol coreano. Nem mesmo com as trocas na seleção coreana o time foi capaz de gerar um lance de perigo. Quem chegou novamente foram as sul-americanas. Carabalí, em mais uma cabeçada, assustou.
O jogo foi seguindo o seu curso sem maiores chances de gol para as duas equipes. Com isso, favoreceu ao time que estava ganhando e que fez o seu placar na primeira etapa. Assim, sem mais chances para ambos os lados, a arbitragem apitou o final do jogo com vitória da Colômbia por 2 a 0, placar construído no primeiro tempo, com gols de Usme e Caicedo.