• Julio Furch fez o único gol do jogo aos 41 da segunda etapa
  • Santos se afasta da zona do rebaixamento e respira no Brasileiro
  • Goiás se complica na competição e fica em 18º no Z4

O Santos venceu o Goiás por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, na Serrinha, em Goiânia, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. No duelo contra o rebaixamento, o Peixe levou a melhor, principalmente no segundo tempo, quando teve o domínio das ações. A vitória, contudo, só veio após os 40 do segundo tempo, com Julio Furch.

Com o triunfo, o Santos chegou aos 41 pontos na 13ª colocação. O Goiás segue na 18ª posição, com 35 pontos e dois a menos que Cruzeiro (17º) e Vasco (16º). Essas duas equipes tiveram o confronto adiado para o dia 22. Próxima partida, o Santos recebe o São Paulo, enquanto o Goiás visita o Atlético-MG. 

Estratégias diferentes

O primeiro tempo começou com o Goiás pressionando o Santos desde o início do jogo. Brigando contra o rebaixamento, o Esmeraldino não esperou muito para fazer o goleiro do Peixe trabalhar. No time paulista, a ordem era esperar o Goiás e explorar os contra-ataques, principalmente pelo fato de ter jogadores rápidos na frente.

Mesmo com a pressão, a primeira chance só veio aos 13 minutos, com Matheus Babi, que finalizou para fora do gol. Logo depois, foi a vez de Maguinho arriscar e obrigar João Paulo a fazer uma grande defesa, a primeira e a principal do jogo até então. Foi assim que o Goiás tentou abrir o placar no primeiro tempo, mas não conseguiu vazar o gol de João Paulo.

O Santos, por sua vez, e como dito acima, tentava os contra-ataques. No melhor deles, Jean Lucas desperdiçou a jogada ao adiantar demais a bola. Contudo, a melhor chance do Peixe foi com Lucas Braga. O garoto, aos 38, chutou cruzado e a bola passou por todo mundo e foi direto para a linha de fundo. Então, o primeiro tempo terminou sem gols no placar.

Santos consegue gol no fim

O Santos começou o segundo tempo pressionando o Goiás. Logo aos três minutos, Kevyson aproveitou passe de Marcos Leonardo para fazer Tadeu trabalhar. Assim, o Goiás, que na primeira etapa pressionou, começou a usar a mesma estratégia do Peixe na primeira etapa. Esperando o momento certo para atacar. Sem muito repertório para criar jogadas, o Santos teve dificuldades com a bola nos pés.

Entretanto, criou chances como a que Jean Lucas tabelou com Marcos Leonardo e chutou colocado para o gol de Tadeu. Somente aos 24 minutos que o Goiás voltou a assustar o goleiro João Paulo. Vinícius, ao receber bom passe na entrada da área e chutou para fora. Max Silveira foi outro que tentou abrir o placar para o Esmeraldino na Serrinha, mas desperdiçou.

Foi então que o Santos foi para o tudo ou nada e conseguiu levar perigo com Jean Lucas e logo depois com Julio Furch, em um cruzamento. E foi dos pés do atacante, que havia entrado no lugar de Jean Lucas, que saiu o gol salvador do Peixe. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área e Julio Furch dividiu com o goleiro Tadeu e levou melhor. O gol que decretou a vitória do Santos, saiu aos 41 minutos.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial