- Fora de casa, portugueses fazem 5 a 0 dando show no primeiro tempo
- Time de Roberto Martínez se mantém com 100% de aproveitamento
- Mesmo classificada para a Eurocopa 2024, lusos têm grande atuação
Portugal segue com um apetite voraz mesmo depois se garantir na Eurocopa de 2024. Isso porque a equipe comandada por Roberto Martínez goleou a Bósnia-Herzegovina por 5 a 0, fora de casa, nesta segunda-feira. Cristiano Ronaldo (duas vezes), João Félix, Bruno Fernandes e João Cancelo marcaram os gols. A equipe lusa, aliás, alcançou oito vitórias em oito jogos na competição.
Com a goleada, Portugal segue com 100% de aproveitamento, chega aos 24 pontos e fica isolado na liderança do Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa 2024. Por sua vez, a Bósnia caiu para a quinta colocação da chave e está praticamente eliminada do torneio.
Na próxima rodada do Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa, Portugal enfrenta Liechtenstein, no dia 16 de novembro, uma quinta. No mesmo dia e horário, a Bósnia joga contra Luxemburgo.
Confira como foi o jogo
Portugal teve ampla superioridade desde o começo do jogo, enquanto a Bósnia-Herzegovina não viu a cor da bola. Então, logo aos 5 minutos, Cristiano Ronaldo abriu o placar da marca do pênalti, batendo no meio do gol. Depois disso, aos 22, CR7 ampliou a vantagem.
Em contragolpe rápido, João Félix acelerou pelo corredor central e passou para Cristiano Ronaldo na cara do gol. Na saída de Sehic, o atacante finalizou de cavadinha, encobrindo o goleiro: 2 a 0.
Três minutos depois, os lusos fizeram o terceiro gol. Gonçalo Inácio arrumou lançamento longo para Bruno Fernandes na direita da área. O meia-atacante matou a bola no peito, deixou ela cair e chutou forte no ângulo do goleiro.
Aos 32 minutos, João Cancelo marcou o quarto gol. Bruno Fernandes evitou a saída da bola pela linha de fundo na direita da área, rolou para trás e Cristiano Ronaldo chutou de bico. Na sobra, Cancelo acertou chute na gaveta esquerda de Sehic: 4 a 0.
Para completar a goleada construída na etapa inicial, aos 43, Otávio recebeu lançamento pela direita, entrou na área e passou para João Félix finalizar de bico, no contrapé do goleiro da Bósnia: 5 a 0.
Na volta do intervalo, os portugueses reduziram o ritmo do jogo, mas sem deixar a posse de bola de lado. A equipe da casa, com medo de sofrer um goleada ainda maior, optou por não se lançar ao ataque. Então, o placar não foi mais alterado.
Holanda supera a Grécia e encaminha vaga
Em outro jogo do dia, a Holanda venceu a Grécia por 1 a 0, fora de casa, e encaminhou a sua classificação para a Eurocopa. Em duelo que valeu o segundo lugar do Grupo B, Van Dijk marcou cobrando pênalti nos acréscimos do segundo tempo. Na etapa inicial, Weghorst havia perdido uma penalidade para os holandeses.
Holanda e Grécia, agora, têm 13 pontos cada na chave, que é liderada pela França (classificada com 100% de aproveitamento). Os holandeses, contudo, têm uma partida a menos e levam vantagem no confronto direto.
Na próxima data Fifa, a Holanda enfrentará Irlanda e Gibraltar e busca uma vitória para garantir a vaga. Já a Grécia tem só mais uma partida a fazer, diante da França, e vive situação delicada. No entanto, ainda poderá tentar se classificar na repescagem.