- Rafa Silva fez o único gol do jogo e garantiu a vitória celeste
- Time de Fernando Seabra pressionou os equatorianos
- Raposa chegou aos 12 pontos no Grupo B e avançou
O Cruzeiro venceu o Universidad de Quito, do Equador, por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pela última rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana de 2024. Em um jogo quase que dramático, o time celeste soube aproveitar a sua chance de marcar. Com os torcedores ao seu lado, Rafa Silva fez o gol que deu a vitória e a classificação para a próxima fase da competição continental.
Com o resultado, o time treinado pelo técnico Fernando Seabra chegou aos 12 pontos, ultrapassando, assim, os equatorianos na tabela. Esses ficaram com 11. Alianza Petrolera, com cinco, e Unión La Calera, com quatro, fecharam a chave. O Cruzeiro aguarda para saber o seu adversário através de um sorteio, que será realizado nesta segunda-feira. O Universidad de Quito aguarda um dos terceiros colocados nas chaves da Copa Libertadores.
O Cruzeiro volta a campo neste domingo contra o São Paulo, no Morumbi, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Logo depois, terá um intervalo de 10 dias para o próximo compromisso. Também pelo torneio nacional, a Raposa encara o Cuiabá, no Mineirão.
Cruzeiro abafa
O primeiro tempo começou com o Cruzeiro tomando conta das ações ofensivas do jogo. Isso porque o time treinado por Fernando Seabra precisava ganhar o jogo para conquistar a vaga na próxima fase de forma direta. Então, logo ao seis minutos, a primeira chance do jogo. Gabriel Veron recebeu em velocidade e chutou cruzado para fora, A bola passou muito perto da trave do gol de Romo.
Aos 11 minutos, a resposta da equipe equatoriana: em uma transição feita de forma rápida, a bola chegou na frente. A finalização aconteceu, mas, assim como no lance de Veron, a bola passou perto. O Cruzeiro, mesmo com o ataque sofrido, continuou arriscando com o toque de bola. Contudo, a medida que o tempo foi passando, as coisas começaram a não andar de forma que o time conseguisse contagiar a torcida.
Foi então que aos 37 minutos, Veron deu um belo passe para Rafa Silva na área. O atacante bateu forte. A bola passou com muito perigo, muito perto do gol de Romo. Esse lance ocorreu depois de um longo período do time celeste sem inspiração. Com chutões e sem construção de jogadas o time perdeu a pegada e passou a não ameaçar os equatorianos.
Então, pareceu que a jogada anterior deu um novo gás ao Cruzeiro. Aos 40 minutos, Veron fez a jogada e deixou com Matheus Pereira. De frente para Romo, o craque da Raposa chutou para fora do gol. Contudo, no contra-ataque, o atacante do Catolica chegou na frente de Anderson. que salvou e evitou o gol do adversário.
Gol salvador
O segundo tempo começou com o Cruzeiro sem tempo a perder. O time sabia que precisava se arriscar para conseguir o gol e, posteriormente, a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foi então que a segunda etapa começou e a Raposa foi para cima do Univeridad Catolica. Logo aos três minutos, após cruzamento, Matheus Pereira finalizou de bicicleta. Romo espalmou e fez grande defesa.
Esse foi o primeiro dos três que viriam a seguir. Logo depois, Zé Ivaldo saiu da defesa para tentar surpreender o adversário. O defensor chutou de longe, mas a bola foi para fora. Um minuto depois, foi a vez de Robert desviar um cruzamento. A bola foi parar nas mãos de Romo. Diferentemente do primeiro tempo, o Cruzeiro tentava pressionar de todas as formas.
A resposta do time de Quito veio com Fajardo. O atleta pegou a sobra na entrada da área e finalizou forte, por cima do gol. O tempo foi passando e a pressão da torcida aumentando. O time do Cruzeiro precisava vencer o jogo para avançar. O Catolica estava apenas se defendendo para manter a liderança da chave e calar o Mineirão.
Foi então que após escanteio, Zé Ivaldo cabeceou sem força, mas Romo fez apenas uma defesa parcial. Rafa Silva pegou a sobra e colocou para o fundo das redes. Era o gol do Cruzeiro, o gol da vitória. Depois, os dois goleiros passaram a fazer grandes defesas. Anderson salvou o Cruzeiro e manteve o time com a vitória e a consequente liderança da chave.