- Treinador convocou 26 jogadores para amistosos na Europa
- Lista conta com cinco novidades e retorno de Lucas Paquetá
- Brasil enfrenta Inglaterra e Espanha nos dias 23 e 26 de março
O técnico Dorival Júnior, enfim, divulgou a sua primeira lista de convocados para a Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o treinador concedeu uma entrevista coletiva tão logo revelou os jogadores. O chamado é para dois amistosos que o Brasil fará nos dias 23 e 26 deste mês na Europa. Inglaterra, em Wembley, e Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri.
Entre os convocados, há cinco nomes que vão estrear com a camisa da Seleção Pentacampeã do Mundo. São eles: o atacante Savinho (Girona), os meias Andreas Pereira (Fulham), João Gomes (Wolverhampton) e Pablo Maia (São Paulo), o lateral Wendell (Porto), os zagueiros Murilo (Palmeiras) e Beraldo (São Paulo) e o goleiro Rafael (São Paulo). Portanto, outra novidade é o retorno do meia Lucas Paquetá, do West Ham. O jogador ficou fora da lista de convocados por ter o seu nome ligado a apostas.
Veja a lista completa:
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo);
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).
Conforme informações do site “Globo Esporte”, Dorival Júnior e seus auxiliares conversaram com os 26 jogadores de forma pessoa. Contudo, antes mesmo de fechar a lista, o técnico foi até a Europa observar alguns desses jogadores. Então, ainda segundo o site, foram oito partidas e oito centros de treinamentos em que algum membro da nova comissão técnica marcou presença em Espanha, Inglaterra e França para análises.
É importante dizer então que o atacante Richarlison, do Tottenham, seguiu na lista final mesmo após a divulgação, na manhã desta sexta-feira, de uma lesão sofrida pelo jogador. Dorival afirmou que o fez alinhado com o departamento médico dos Spurs. Nesta sexta, antes de falar sobre a sua primeira convocação, o treinador fez questão de esclarecer algumas dúvidas em relação ao seu trabalho à frente do Brasil.
– Quero colocar que nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de uma mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento que alguns dos atletas fizeram ao longo dos anos por merecerem estar onde estiveram e naturalmente vão continuar. Observarmos muito bem a chegada de jovens, oriundos de algumas de nossas seleções, como nas equipes que jogam nossos campeonatos nacionais – disse Dorival.
Dorival quer monitorar mais jogadores
Nesta quinta-feira, Dorival Júnior, esteve na decisão da Recopa entre Fluminense e LDU, do Equador. Assim como fez no Velho Continente, a tendência é estar mais perto dos possíveis convocados. Dorival deixou claro ainda neste momento só pôde convocar 26, mas que os outros possíveis convocados serão monitorados de perto ou por ele ou pela equipe de auxiliares que o acompanham.
– Temos de ter cuidados sempre, mexemos com profissionais de excelente nível, cada um deles buscando um espaço e é natural que dos muitos nomes só podemos contar com 26 num primeiro momento. É uma relação inicial, espero que todos entendam que o trabalho continua. Hoje mesmo vamos observar jogos de competições e os nomes podem alterar com o tempo. Temos uma pré-lista que ela pode aumentar ao mesmo tempo que alguns nomes saírem, mas vamos monitorar todos, e é uma obrigação de todos nós. Não fugiremos desta responsabilidade. Não foi fácil elaborar a lista, temos de pensar em muitos detalhes além do principal, que é o encaixe tático que buscaremos neste curto espaço de tempo – comentou.