• Desfalques fizeram a diferença na partida desta quarta-feira
  • Pedro Rocha (2) e Caio Alexandre fizeram os gols do Leão
  • Gabigol marcou os dois tentos do Flamengo no Castelão

Foi com muita emoção e gol no fim. Mas o Fortaleza venceu e venceu bem o Flamengo na noite desta quarta-feira por 3 a 2, jogando no Castelão, na capital cearense. A partida foi válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por duas viradas e reviravoltas táticas. Então, Pedro Rocha marcou duas vezes para o Leão, enquanto Gabigol fez os dois do Mais Querido, um deles de pênalti. Entretanto, já nos acréscimos, Caio Alexandre fez para a alegria dos torcedores.

A vitória deixou o Fortaleza ainda mais longe da zona de rebaixamento. Com 34 pontos, o Tricolor cearense chegou à 12ª colocação na tabela, mas aguarda o término da rodada para saber a real posição. Enquanto isso, o Flamengo saiu do grupo dos quatro primeiros, que dá vaga direta para a Libertadores do ano que vem. Sem almejar o título, o Rubro-Negro aguarda as finais das copas, do Brasil e Libertadores, que começam a partir do dia 12 do próximo mês.

A primeira etapa começou com um amplo domínio do Flamengo, embora fosse apenas na posse de bola, que chegou a ser de 80% na primeira metade do tempo. Sem conseguir finalizar contra um adversário que se defendia bem, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior começou a se desconcentrar. Observando isso, o Leão foi para cima e, em uma escapada pela direita, Pedro Rocha, ex-Fla, fez fila e marcou o primeiro do jogo.

Os jogadores do Flamengo, então, passaram a ser mais incisivos em suas jogadas. Matheusão, que fazia a sua estreia na equipe profissional, perdeu boa chance pela esquerda. Mas, após mais uma jogada pela esquerda, Gabigol apareceu livre para chutar e contar com a falha de Fernando Miguel. Era o empate do Fla.

Duas viradas e emoção até o fim

Antes mesmo de as equipes retornarem aos vestiários, o Flamengo marcou mais um. A jogada desta vez foi pela direita do ataque, Matheusão recebeu bom passe e, quando foi finalizar, acabou derrubado. A arbitragem marcou pênalti Gabigol bateu com perfeição e fez o segundo dele e o segundo do Fla na partida.

A segunda etapa começou conforme a primeira: Flamengo tinha a posse de bola e o Fortaleza era mais agudo em suas jogadas. O técnico Vojvoda subiu as linhas de marcação e deu certo. João Gomes saiu errado e a bola sobrou para Galhardo. O meia fez boa jogada e cruzou para trás, ainda houve uma ajeitada antes de Pedro Rocha colocar no canto de Santos. Era o empate que veio cedo para o Leão.

Então, o jogo passou a ficar um pouco diferente. Era o Flamengo que se defendia e o Fortaleza quem tinha a bola. João Gomes ainda perdeu duas oportunidades em dois chutes de fora da área antes de a pressão do Leão aumentar. Isso porque as mexidas do técnico cearense surtiram efeito. As de Dorival Júnior também, mas com efeito contrário. A partir dos 30 minutos virou o jogo de um time só.

A pressão só aumentava e os jogadores do Flamengo, então, não conseguiam mais reter a bola ou criar jogadas que oferecessem perigo ao adversário. Desta forma, depois de tanto insistir, o gol da virada saiu. Depois de uma cobrança de lateral, a bola foi cruzada na área do Flamengo, David Luiz afastou para a entrada da área, de onde saiu um foguete. Santos bateu roupa e Caio Alexandre estava lá para conferir. Era mais uma virada na partida. Depois disso, o Rubro-Negro nada pôde fazer.

Portanto, a segunda derrota seguida do Flamengo não tem nem tempo de ser digerida. Neste sábado, o time enfrenta o Red Bull Bragantino, no Maracanã. O Fortaleza, por sua vez, vai à Goiânia duelar com o Goiás no mesmo dia.