• Seleções empatam sem gols após 120 minutos de jogo
  • Unai Simón brilha ao pegar duas cobranças da Croácia
  • Espanhóis voltam a ganhar um título depois de 11 anos

A Espanha levou a melhor sobre a Croácia nos pênaltis e venceu por 5 a 4, após o empate sem gols no tempo regulamentar. Assim, a seleção espanhola se sagrou campeã da Liga das Nações, em Roterdã, na Holanda. O goleiro Unai Simón pegou as cobranças de Majer e Petkovic, enquanto Carvajal converteu a última batida com cavadinha para garantir o título.

A Espanha, portanto, voltou a comemorar um título no futebol masculino, após a geração que faturou duas edições da Eurocopa, em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010. Jordi Alba, aliás, é o remanescente da última conquista.

Por sua vez, a geração croata segue sem conseguir um troféu. Afinal, a equipe liderada por Modric amargou o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2018, o terceiro lugar na Copa de 2022 e o vice na Liga das Nações.

A Itália derrotou a anfitriã Holanda por 3 a 2, neste domingo, em Enschede, e garantiu o terceiro lugar da Liga das Nações. A seleção italiana abriu o placar com Dimarco e ampliou no arremate de Frattesi ainda no primeiro tempo. A equipe holandesa diminuiu com Bergwijn, mas sofreu o terceiro gol numa finalização de Chiesa. Aos 44 minutos, Wijnaldum bateu forte e no alto para descontar novamente: 3 a 2 para os italianos.

Empate sem gols no tempo normal

A decisão começou com as duas seleções se estudando muito e chegando poucas vezes com real perigo. A Espanha não acertou a meta do goleiro Livakovic, mas teve, aos 11 minutos um chute de Gavi rente à trave como a melhor chance. Aos 23, então, a Croácia tratou de responder. Após ligação direta, Kramaric ficou de frente para o goleiro Unai Simón, mas Laporte travou a finalização na hora certa.

No segundo tempo, o equilíbrio se manteve, mas a partida foi mais movimentada. A Espanha, desta vez, criou as melhores oportunidades. Aliás, por pouco a La Roja não decidiu a final sem a necessidade da prorrogação. Aos 39 minutos, Ansu Fati recebeu a bola no meio da área, chutou rasteiro no contrapé de Livakovic. Contudo, Perisisc surgiu para tirar a bola quase em cima da linha e evitar o gol espanhol.

Espanha leva a melhor nos pênaltis

No tempo extra, a Espanha teve a posse de bola, pressionou mais e perdeu chances de marcar. As principais delas foram em finalizações de Dani Olmo e Rodri. Por sua vez, a Croácia não conseguiu assustar. Na reta final, o cansaço pesou para os jogadores e a decisão foi para os pênaltis.

Nas penalidades, Unai Simón defendeu duas cobranças, a de Majer e a de Petkovic. O goleiro espanhol ainda salvou Laporte, que havia acabado de perder a oportunidade de fechar a vitória espanhola. Pela La Roja, então, Joselu, Rodri, Merino, Asensio e Carvajal marcaram. Na Cróacia, Vlasic, Brozovic, Modric e Perisic fizeram.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial