- Rubro-Negro faz 2 a 1 no Maracanã e continua no G-4 do Brasileirão
- Tarde é marcada por homenagens ao lateral-esquerdo e ao zagueiro
- Luiz Araújo e Pedro marcam para o Fla, e Clayson diminui de pênalti
Em jogo com homenagens a Filipe Luís e Rodrigo Caio, o Flamengo derrotou o Cuiabá por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, pela penúltima rodada do Brasileirão. Luiz Araújo e Pedro marcaram os gols do Rubro-Negro, enquanto Clayson diminuiu para o Dourado em cobrança de pênalti. O lateral-esquerdo fez o último jogo da carreira no estádio, e o zagueiro não vai mais renovar com o clube.
Com o resultado, o Flamengo chegou a 66 pontos e seguiu no G-4 nesta rodada. O Rubro-Negro pode garantir matematicamente a classificação para a fase de grupos da Libertadores neste domingo, caso o Vasco vença o Grêmio. Mesmo com a vitória do Palmeiras, o Flamengo ainda tem chances de título, mas precisa contar com uma série de combinações e tirar a diferença no saldo de gols. Já o Cuiabá permaneceu em 12º e com chance de assegurar vaga na Sul-Americana.
Na próxima e última rodada, o Rubro-Negro Carioca visita o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Dourado recebe o Athletico-PR. Os dois jogos serão na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
Flamengo marca duas vezes na etapa inicial
Empurrado pela torcida, o Flamengo começou em ritmo acelerado e comandou as ações no primeiro tempo. O time de Tite, aliás, conseguiu boa vantagem no placar, com um bonito gol de Luiz Araújo aos 6 minutos e outro de Pedro, já nos acréscimos da etapa.
Primeiramente, Gerson tabelou pelo meio com Pedro, recebeu a devolução e foi barrado por Rikelme na hora de finalizar. Luiz Araújo, portanto, pegou a sobra e bateu de chapa no ângulo direito de João Carlos, que ficou parado e sem chances de defesa. Após o gol, então, o Rubro-Negro controlou o ritmo e tomou conta da partida.
O domínio dos mandantes foi recompensando na última jogada da etapa inicial. Após longa troca de passes, Arrascaeta recebeu no bico da grande área e levantou na medida para a segunda trave. O atacante apareceu no meio da zaga, se abaixou para cabecear e mandou para o fundo da rede: 2 a 0.
Cuiabá desconta de pênalti
No segundo tempo, o Flamengo chegou com perigo aos 2 minutos. Pulgar inverteu o jogo, Arrascaeta bateu para o meio da área, e Allyson rebateu mal. Luiz Araújo, então, pegou a sobra e mandou à esquerda da trave. Três minutos depois, nova chance para o Rubro-Negro. Cebolinha achou Gerson na área e o meia devolveu bonito de letra. O atacante tentou tirar de João Carlos, que defendeu e, no rebote, finalizou sobre o gol.
Aos 6 minutos, o Cuiabá partiu no contra-ataque, Cafu atravessou para Raniele, que deixou o volante na cara do gol. Antes dele finalizar, Pulgar deu um carro por trás e o derrubou. Após rever o lance no monitor, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima cancelou o pênalti. Os visitantes tiveram novo pênalti a favor aos 28.
Após passe errado de Filipe Luís cruzando a área, Clayson tentou chutar e furou a bola, em disputa com Varela. O árbitro conferiu o lance no monitor e apontou toque de Varela, que deslocou levemente o jogador do Cuiabá com o joelho. Na cobrança, Clayson bateu o pênalti cruzado, deslocando Rossi, que pulou para o outro lado: 2 a 1.
O atacante Deyverson também foi um personagem do confronto. Na hora da substituição, aos 24 minutos, o jogador recebeu vaias e xingamentos da torcida do Flamengo. Aos 34, Filipe Luís foi substituído por Ayrton Lucas e deixou o campo emocionado.
Ele foi ovacionado pela torcida, e todos os jogadores das duas equipes vão abraçá-lo. Quem também entrou em campo e deu adeus à torcida no Maracanã foi Rodrigo Caio, que entrou no lugar de Léo Pereira na zaga. O Cuiabá tentou uma reação no final, mas ficou nisso.