• Ótima campanha leva a equipe ao seu 24º troféu do torneio
  • Arrascaeta, Pedro e Léo Pereira fizeram os gols do jogo no Maracanã
  • Rubro-Negro agora foca nas semifinais e aguarda o adversário

O Flamengo venceu o Madureira por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Maracanã, pela última rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca de 2024. O Rubro-Negro, que já estava com as duas mão na taça, confirmou nesta tarde o primeiro lugar no primeiro turno e, portanto, conquistou a sua 24º Taça Guanabara, de maneira invicta. O time treinado pelo técnico Tite vem em um processo de reconstrução desde outubro do ano passado.

Enfim, menos de cinco meses depois, a primeira conquista. Embora neste momento seja algo mais simbólico do que um título em si, o troféu dá ao Flamengo vantagem na semifinal do Campeonato Carioca. No mata-mata, o Rubro-Negro aguarda o restante da rodada para saber o seu adversário. Vasco e Nova Iguaçu são os mais prováveis. Contudo, o Botafogo ainda tem uma chance de figurar entre os quatro primeiros. Os jogos estão marcados para os próximos dois domingos.

Arrascaeta, Pedro e Léo Pereira marcaram os gols do Flamengo. O primeiro, depois de um toque de cabeça de Bruno Henrique. Na segunda etapa, Pedro marcou um lindo gol ao interceptar um passe da defesa do adversário. Ao ficar de frente para o gol, deu um chapéu no goleiro Mota e marcou. Este foi o seu oitavo gol na competição, igualando, assim, ao artilheiro Carlinhos, do Nova Iguaçu. Léo Pereira, cobrando falta, fez o terceiro gol.

Primeiro tempo de domínio

O Flamengo teve o domínio total do primeiro tempo. Com posse de bola e inversão de jogadas, o time conseguiu pressionar o Madureira desde os primeiros minutos. Contudo, a equipe treinada por Tite teve dificuldades de chegar de forma efetiva no gol do goleiro Mota, do Madureira. O Tricolor Suburbano tentava sair em contra-ataque, mas não conseguia. As jogadas eram todas interceptadas pela defesa rubro-negra.

A primeira chegada com perigo do Flamengo foi em uma falta cobrada por De La Cruz. A cobrança bateu na barreira e por pouco não enganou o goleiro do Tricolor Suburbano. Então, aos 19 minutos, saiu o gol do time da casa. Varela fez a jogada pela direita e cruzou na segunda trave para Bruno Henrique escorar de cabeça. A bola ficou com Arrascaeta, que bateu de primeira para marcar o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo.

Depois da parada técnica, os times deram uma esfriada. Mesmo assim, o Flamengo chegou mais algumas vezes. Aos 28, De La Cruz roubou a bola e deixou com Arrascaeta. O camisa 14 deixou no pé de Luiz Araújo, que desperdiçou a chance de gol. O time treinado pelo técnico do Tite, a partir de então, passou a ir para o ataque com mais cautela. Mantinha a posse de bola, mas chegava apenas quando havia uma brecha.

Na parte final do primeiro tempo, teve uma bonita cabeçada de Pulgar, que foi para fora. Varela, um minutos depois, ou seja, aos 43, esteve na área em condições de concluir ao gol de Mota, mas evitou chutar. Assim, no último lance do primeiro tempo, Viña arriscou o chute de longe e Mota fez uma grande defesa. Um bonito chute para finalizar o primeiro tempo de vitória do Rubro-Negro.

Segundo tempo com golaços

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Com o sol mais baixo, o calor menos intenso, o jogo do Flamengo começou a fluir da melhor forma. Então, não demorou muito para o Rubro-Negro ampliar o placar, com Pedro. O camisa 9 interceptou o passe da defesa, passou pelo goleiro Mota e marcou um golaço. Era o segundo gol do jogo, o segundo do Flamengo na tarde deste sábado.

O segundo gol do Flamengo diminuiu muito o ritmo do jogo. Tanto é que demorou alguns minutos até que o time chegasse com perigo ao gol do Madureira. Aliás, a chegada foi com gol. Aos 26 minutos, Léo Pereira cobrou uma falta com perfeição e ampliou o marcador. Era o terceiro gol do jogo, o terceiro do Flamengo. Enfim, com o 3 a 0 no placar, restou ao Madureira se fechar para não levar mais gols.

Tite começou a fazer mudanças no time, como as saídas de Arrascaeta e Pedro. Bruno Henrique fez a função de centroavante, já que Gabigol, o reserva imediato, estava com uma lesão. Patryck Ferreira e Guilherme Xuxa aproveitaram o relaxamento do time do Flamengo para testar Rossi. Nas duas o goleiro argentino levou a melhor. Então, não havia tempo para mais nada, o árbitro finalizou o jogo sem acréscimos para o Flamengo levantar o primeiro troféu de 2024.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial