• Pena começa a contar a partir da coleta, em abril do ano passado
  • Assim, o gancho do atacante terminará no dia 8 de abril de 2025
  • Clube e atleta entrarão com recurso na Corte Arbitral do Esporte

Péssima notícia para o Flamengo. Isso porque o atacante Gabigol pegou uma suspensão de dois anos por fraude de exame antidoping. O julgamento, que começou na última semana, terminou nesta segunda-feira. Vale lembrar que a pena passou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando a coleta de exames no CT do clube havia sido realizada. Ou seja, o ídolo rubro-negro está impedido de jogar futebol até abril de 2025. O julgamento terminou com o placar de 5 a 4 a favor da punição. Contudo, cabe recurso da parte do atleta e do clube na Corte Arbitral do Esporte (CAS), tribunal da Fifa na Suíça.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, Gabriel Barbosa recebeu esta acusação pela infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. Ele se refere a ‘fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle’. Ele prevê uma suspensão de até quatro anos em caso de condenação do atleta. O camisa 10 do Flamengo pegou dois anos de gancho.

Entenda o caso de Gabigol

O astro rubro-negro, vale lembrar, foi acusado de dificultar a realização do exame de urina. Ainda assim, ele fez o teste, que deu negativo. No entanto, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixou como ‘tentativa de fraude’. Um dos relatos da denúncia, contudo, fala sobre a demora do jogador para realizar o exame e não cumprir instruções. Todos os outros atletas do Flamengo fizeram o exame antes do treino da manhã do dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Como informaram os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes e depois da atividade. Além disso, ele tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados e entregou o vaso aberto, contrariando a orientação que havia recebido anteriormente. Ou seja, foram atitudes que quebraram o protocolo do controle antidoping.

Segundo o ‘Ge’, a denúncia aconteceu no final de dezembro do ano passado. Já a defesa do jogador saiu enviada no dia 26 de janeiro. A primeira sessão, inclusive, ocorreu no dia 20 de março, e Gabigol prestou depoimento por meio de vídeo, assim como as sete testemunhas. Um dos pontos de defesa do atacante destacou que ele fez o exame de sangue, que é mais efetivo do que o de urina. Por isso, o clube entende que não houve fraude e vai recorrer da decisão.

Veja a nota divulgada pelo clube:

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial