• Time começa bem o primeiro tempo e marca com Cebolinha
  • Grêmio vai para cima e vira em 10 minutos no segundo tempo
  • Flamengo perdeu a chance de ser vice-líder no Brasileirão

O Grêmio precisou de apenas 10 minutos para marcar três gols e vencer o Flamengo por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O time rubro-negro até que começou melhor e marcou no fim do primeiro tempo. Contudo, com o dedo de Renato Portaluppi, o Tricolor Gaúcho foi para cima e conseguiu garantir os três pontos.

Ferreirinha, Nathan Fernandes e André fizeram os gols do clube gaúcho entre os 30 e os 40 minutos do segundo tempo. Everton Cebolinha e Luiz Araújo descontaram para o Flamengo. Com a vitória, o Grêmio voltou ao grupo dos seis primeiros, com 47 pontos. O Flamengo, que tinha a chance de terminar a rodada na vice-liderança caiu, para a quarta colocação, com 50 pontos. Na próxima rodada, no sábado, o Grêmio visita o lanterna América-MG, enquanto o jogo do Flamengo com o Red Bull Bragantino acabou adiado.

Primeiro tempo teve gol do Flamengo

O primeiro tempo começou com o Flamengo desperdiçando a primeira chance logo no primeiro minuto de jogo. Everton Cebolinha roubou a bola de João Pedro e partiu com ela dominada. Depois de cruzar, Arrascaeta tentou, mas Gerson que ficou para finalizar. Perto da pequena área, o meia rubro-negro mandou por cima do gol. Era a primeira chance do jogo.

O Flamengo seguiu em cima com Arrascaeta, que dividiu a bola com Geromel. A bola ficou com Gabriel Grando. Dois minutos depois, a resposta do Tricolor Gaúcho veio com Villasanti. Ao finalizar, o meia do Grêmio parou na defesa do argentino Rossi. Aos 14 minutos, Arrascaeta tentou mais uma finalização. Gabriel Grando espalmou e a bola ainda ficou com o Flamengo. O Rubro-Negro, contudo, não conseguiu concluir a jogada.

Gerson e Arrascaeta estavam levando o Flamengo à frente. Mas faltava aos dois pontaria. O camisa 20 do Flamengo chutou por cima do gol de Gabriel Grando depois de uma boa combinação entre o ataque. JP Galvão era o melhor jogador do Grêmio. Foi dele as principais jogadas, mas nenhuma delas levou um real perigo ao gol do arqueiro rubro-negro.

Foi então que na parte final da primeira etapa o Flamengo saiu em velocidade com Everton Cebolinha, que arrancou pela esquerda. Passou por Villasanti através de uma dividida, cortou Geromel e Grando e marcou um bonito gol na Arena do Grêmio. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo. Naquele momento, o time carioca assumia a segunda colocação no Brasileiro.

Segundo tempo começa morno

O segundo tempo começou com o Flamengo tentando controlar o jogo. Contudo, Tite mexeu na estrutura do time. Erick Pulgar deu lugar a Éverton Ribeiro e Gerson acabou recuado. Isso prejudicou o time do Flamengo, que passou a ceder espaços. A primeira chegada foi com Galdino, que desviou um cruzamento de JP Galvão pela esquerda. Rossi apenas observou a bola indo para fora.

Assim, com um jogo morno, o Flamengo tentava ficar com a bola e assustar o goleiro Gabriel Grando. Aos 11 minutos, a melhor chance do Flamengo até então. Éverton Ribeiro achou Gerson entrando livre na área e, ao invés de chutar, o camisa 20 tentou cruzar para Pedro, a defesa afastou. Na cobrança, Pablo subiu mais do que todo mundo e cabeceou para a grande defesa de Gabriel Grando.

Mexidas fizeram a diferença

Foi então que Renato Portaluppi começou a mexer no time. Nathan Fernandes e André entraram no time. Pelo lado do Flamengo, Gabigol e Bruno Henrique. E foi, assim, exatamente nas mudanças que o Grêmio ganhou o jogo. Bruno Henrique saiu jogando errado e o Tricolor Gaúcho entrou tabelando. Ferreirinha recebeu de frente para Rossi e finalizou sem chances para o arqueiro do Flamengo. Era o gol de empate.

Em mais um erro de Bruno Henrique, então, o Grêmio chegou com André pela direita. A bola seguiu viva na área do Flamengo e Cristaldo, mesmo caído, tocou para Nathan Fernandes, que, de primeira, chutou cruzado no canto direito de Rossi. Era o segundo gol, o gol da virada do Grêmio. Mais cinco minutos depois, Renaldo cobrou um lateral na entrada da área, Villasanti tocou de cabeça e André chutou. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Era o terceiro gol gaúcho.

Antes do fim do jogo, Luiz Araújo aproveitou uma falta cobrada por Éverton Ribeiro e desviou de cabeça para marcar o segundo gol do Flamengo no jogo. O primeiro do jogador com a camisa do Rubro-Negro. O time comandado por Tite ainda ensaiou uma pressão, mas ficou nisso. Vitória do Grêmio.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial