• Gol de Vidal dá a vitória para o Flamengo no clássico
  • Rubro-Negro volta à vice-liderança do Brasileirão
  • Botafogo foi melhor em grande parte da partida

O Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória devolveu ao Rubro-Negro a vice-liderança da competição e diminuiu a distância para o líder Palmeiras. Neste momento, o Verdão tem 50 pontos contra os 43 do Mais Querido. Vidal marcou o único gol da partida, que não empolgou muito. Embora tenha jogado com muita vontade, o Fogão pecou nas finalizações e acabou a rodada a apenas dois pontos da zona do rebaixamento.

A primeira etapa começou com uma receita que parecia ter sido copiada do São Paulo no meio de semana: marcar a saída de bola do Flamengo. O time comandado pelo técnico Dorival Júnior demonstra certa dificuldade com este tipo de marcação. Embora com um time bastante modificado, o que se viu foi os mesmos erros e os mesmos problemas da partida do Morumbi, pela Copa do Brasil.

Os comandados de Luis Castro, forçando as jogadas pelo lado esquerdo de seu ataque, acionaram Jeffinho enquanto puderam. Por isso, o atacante foi quem mais chegou próximo ao gol do Rubro-Negro. Em um desses momentos, exigiu ótima defesa de Santos. O Flamengo, por sua vez, esbarrava em um dia pouco inspirado de Cebolinha e Gabigol, os principais jogadores em campo.

O segundo tempo começou sem alterações das duas equipes. Mas, aos poucos, buscando a vitória, Dorival começou a acionar o que tem de melhor no seu elenco. Entraram Everton Ribeiro e Pedro. Não demorou muito para sair o gol. Cruzamento perfeito de Matheuzinho pela direita, Pedro escorou de cabeça para Vidal, que só deslocou Gatito.

Pressão do Botafogo

O gol despertou o Alvinegro, que partiu para cima. Muito desorganizado, mas com muito coração, chegou a acuar o Rubro-Negro em certos momentos. Contudo, quem quase ampliou foi Pedro, que dentro da área chutou torto para fora do gol. Então, com muita transpiração e pouca inspiração, os comandados de Luis Castro ainda acertaram o gol em um chute de fora da área de Júnior Santos. O empate não veio, mas os jogadores ouviram aplausos de seus torcedores.

O Flamengo agora começa a sua caminhada para chegar à final da Copa Libertadores, nesta quarta, contra o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires. Pelo Brasileirão, recebe o Ceará, no Maracanã, no próximo domingo. O Botafogo, por sua vez, vai à capital cearense encarar o Fortaleza, também no próximo domingo.

Clássico mineiro termina igual

Afinal, a partida era a oportunidade de as equipes chegarem perto da zona de classificação para a Libertadores. Contudo, jogando no Independência, América-MG e Atlético-MG ficaram no 1 a 1, neste domingo. O Galo abriu o marcador com o artilheiro Hulk, que voltou a marcar pelo clube após um tempo de jejum. O camisa 7 fez de falta. Mas Henrique Almeida empatou em seguida. Ele ainda poderia ter marcado outro, de pênalti, mas Everson defendeu.

Já na capital paulista, o São Paulo recebeu o Fortaleza e perdeu por 1 a 0, gol de Juninho Capixaba. Em grande atuação do goleiro Fernando Miguel, o Leão chegou a sua quinta vitória seguida e já enxerga outros objetivos na competição. O triunfo no Morumbi deixou o Fortaleza com 30 pontos, um a mais que o próprio Tricolor Paulista.

Na outra partida deste domingo, Cuiabá e Santos ficaram no 0 a 0 jogando na Arena Pantanal.