- Laion não tem dificuldades de dominar a partida e vencer
- Tricolor cearense vai disputar pela primeira vez a semifinal
- Fortaleza encara o Corinthians pela vaga na decisão
O Fortaleza venceu o América-MG por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense, em partida válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2023. Em uma partida tranquila da equipe treinada por Juan Pablo Vojvoda, os gols saíram sempre que o time cearense acelerou o jogo. Restou ao Coelho lamentar e se contentar com a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Para o Fortaleza agora é se preparar para encarar o Corinthians na semifinal da competição continental. Esta é a primeira vez que o time do nordeste alcança essa fase de uma competição internacional. O Timão chegou na semifinal ao vencer o Estudiantes de La Plata nas penalidades na última terça-feira. Os gols desta quinta-feira no Castelão foram marcados por Guilherme e Marinho, Breno descontou para o Coelho.
Primeiro tempo tranquilo para o Fortaleza
O primeiro tempo começou equilibrado, mas com uma certa vantagem para o Fortaleza. Isso porque o time treinado por Juan Pablo Vojvoda entrou em campo com uma boa vantagem e também tinha outro fator que contribuiu para essa tranquilidade: vive melhor momento e era o melhor time daquele confronto de quartas de final.
O Fortaleza ficou com a bola nos primeiros 10 minutos. Parecia, inclusive, que o time cearense era quem precisava do resultado. Entretanto, a primeira finalização veio após um chute de Tinga, que Cavichioli fez a defesa. Isso apenas aos nove minutos. Um minuto mais tarde, foi a vez de Guilherme fazer o goleiro do time mineiro trabalhar mais uma vez.
O Coelho respondeu com Mastriani, aos 14 minutos. A bola foi muito longe do gol. Mas esse lance foi somente um acidente de percurso, pois o Fortaleza tinha um domínio completo das ações. Portanto, aos 21 minutos, saiu o gol que deu ainda mais tranquilidade ao Laion. Tinga fez a jogada pela direita e cruzou. Guilherme subiu e cabeceou. Cavichioli nada pôde fazer. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Fortaleza.
O jogo, então, passou a ficar concentrado no meio. O agregado já estava em 4 a 1 e o Coelho não demonstrava forças para chegar no nível de competir e vislumbrar a classificação. Pelo lado do Fortaleza, restou tocar a bola e esperar o fim do primeiro tempo. Não houve mais nenhuma jogada contundente que pudesse levar perigo ao gol dos arqueiros titulares nesta noite.
Segundo tempo tem mais gols
Como dito acima, o agregado já estava elástico. Um 4 a 1 fora de casa estava muito difícil de reverter. Então, o Fortaleza seguiu mandando no jogo. Foi aí que o Fortaleza começou a acelerar o jogo. logo aos 13 minutos, quase ampliou com Guilherme. Marinho fez a jogada e deixou para o atacante. Livre dentro da área, Guilherme mandou na trave e frustrou o torcedor naquele momento.
José Welinson foi outro que tentou ampliar ainda mais a contagem ao chutar de longe, mas Cavichioli conseguiu defender. O América-MG respondeu com Javier Méndez, que finalizou na rede pelo lado de fora e assustou o goleiro João Ricardo. Naquele momento, o Coelho parecia não ter mais forças de tentar. Os lances se limitavam a jogadas esporádicas.
Foi então que o Fortaleza acelerou mais uma vez o jogo e Marinho marcou o segundo gol. Depois da jogada de Marinho, o próprio finalizou para a defesa de Cavichioli, que deu rebote. O atacante ex-Flamengo estufou as redes logo depois. O 2 a 0, ou seja, 5 a 1 no placar agregado, praticamente fez o jogo acabar aos 21 minutos do segundo tempo.
Nos acréscimos, o gol de honra do América-MG. Breno pegou de primeira um cruzamento. João Ricardo ainda tocou na bola, mas era o gol do Coelho na noite desta quinta-feira. Assim, foi esperar o apito final do árbitro para comemorar a classificação do Fortaleza para a semifinal da Copa Sul-Americana pela primeira vez na história.