- Thiago Galhardo marcou o único gol da partida em Porto Alegre
- Leão do Pici emplacou a segunda vitória seguida no Brasileiro
- Internacional chegou aos oito jogos sem vencer na competição
O Fortaleza venceu o Internacional por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Beira-Rio, em Porto Alegre, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A partida foi bem equilibrada, mas o gol de Thiago Galhardo, de pênalti, sofrido por Marinho, no início do jogo, fez com que o confronto mudasse de figura. Para o Fortaleza, vencer o Colorado na capital do Rio Grande foi histórico. Isso porque esta foi a primeira vez que o Laion bateu o time da casa em seus domínios.
Com a vitória, a segunda seguida, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda chegou aos 29 ´pontos e subiu três posições na tabela. Neste momento, o Tricolor Cearense está em oitavo. Já o Colorado, chegou a oito rodadas sem vencer uma partida. Mesmo poupando alguns jogadores, a equipe gaúcha vem caindo na tabela. No atual momento, os gaúchos estão em 13°, com 24 pontos.
Os dois times se preparam agora para encarar as quartas de final dos torneios continentais. Enquanto o Fortaleza encara o América-MG, pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira, dois dias antes, o Colorado pega o Bolívar, pela Copa Libertadores.
Gol no início e duas bolas no travessão
O primeiro tempo começou com o Fortaleza surpreendendo o time da casa. O Colorado até que começou finalizando com Luiz Adriano. João Ricardo fez a defesa, mas foi somente isso. Os minutos seguintes foram de domínio do Laion. Nicolás Hernández tirou uma bola em cima da linha e no minuto seguinte, Machuca obrigou Rochet a fazer uma boa defesa.
Aos oito minutos, Marinho partiu para cima de De Pena, que estava improvisado na lateral. O atacante ex-Flamengo acabou derrubado e a arbitragem marcou a penalidade máxima. Thiago Galhardo cobrou com categoria e marcou o primeiro gol do jogo. O primeiro do Fortaleza. O gol acordou o Colorado. Contudo, o primeiro lance de perigo foi para longe do gol, com Pedro Henrique.
Foi então que, aos 23 minutos, Bruno Henrique, que começou a partida deste sábado, cobrou falta e a bola foi no travessão. Minutos depois, o volante arriscou um outro chute, desta vez com a bola rolando, mas João Ricardo pegou. Ainda teve rebote, que Igor Gomes finalizou para fora. O jogo ficou concentrado alguns minutos no meio-campo.
Mas antes mesmo de terminar o primeiro tempo, Maurício apareceu. Em cobrança de falta, ele acertou o travessão, assim como o seu companheiro minutos antes. Era a chance do empate antes do intervalo. O Colorado ainda criou uma outra chance com Luiz Adriano. Mas o camisa 9 do time gaúcho bateu fraco. E ficou nisso.
Segunda etapa com poucas chances
Eduardo Coudet viu a necessidade de colocar os titulares para jogar. Precisando da vitória para dar fim a sequência ruim no Campeonato Brasileiro, os jogadores preservados para a partida pela Copa Libertadores entraram em campo. Contudo, o que se viu foi um Internacional com muitas dificuldades de dar continuidade aos ataques. Por conta disso, somente chutes de longa distância no início do segundo tempo.
Diferentemente do primeiro tempo, o Fortaleza mudou a estratégia e ficou na defesa. A intenção do time treinado por Juan Pablo Vojvoda era sair nas transições rápidas. Entretanto, não foi feliz na estratégia. Com muitos erros, o Leão do Pici teve poucos lances no campo defensivo do time da casa. Mas se por um lado não criava, João Ricardo também não teve maiores problemas em sua meta.
Nos minutos finais, o Internacional ensaiou uma pressão e reclamou de dois lances dentro da área. Contudo, o VAR checou e não viu a necessidade da marcação da penalidade máxima. Foi então que o árbitro apitou o final da partida e decretou a vitória do Fortaleza em pleno Beira-Rio.