- Franceses dominam a sua chave das Eliminatórias da Euro
- Irlanda foi presa fácil para os vice-campeões mundiais
- Tchouaméni e Thuram fizeram os gols da França
A França segue dominando o cenário europeu. E se depender de seus jogadores, esse domínio vai continuar durando por algum tempo. Nesta quinta-feira, os franceses venceram a Irlanda por 2 a 0, no Estádio Parc des Princes, em Paris, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2024. A partida não ofereceu grandes dificuldades para os vice-campeões do mundo. Os comandados de Didier Deschamps poderiam ter saído do jogo com um placar mais elástico.
Tchouaméni e Thuram fizeram os gols da França, um em cada tempo. A vitória deixou os franceses ainda mais dominantes no Grupo B. Isso porque a equipe chegou ao seu quinto jogo na competição e a quinta vitória. Ou seja, a França ostenta o 100% de aproveitamento nas eliminatórias e abriu oito pontos na liderança. Embora a Grécia, vice-líder, tenha seis pontos e dois jogos a menos. A Irlanda tem um jogo a menos e três pontos.
Primeiro tempo com muitas chances de gol
O primeiro tempo começou com uma forte pressão da França sobre a Irlanda. Nos primeiros 13 minutos, foi um verdadeiro bombardeio. Muito embora o goleiro irlandês Buzunu tenha feito apenas uma defesa nesses lances. O primeiro deles, justamente. Rabiot fez a jogada e arriscou para a defesa do arqueiro. Um minuto depois, quase que seguidamente, Giroud e Mbappé finalizaram as suas chances para fora. Tchouaméni finalizou na defesa.
Aos 16 minutos, a Irlanda apareceu para finalizar a sua primeira jogada na partida. Ogbene tentou de longe, mas a bola bateu na defesa. Esse sopro de esperança irlandesa terminou logo depois. Tchouaméni, em uma de suas especialidades, recebeu a bola de fora da área. O volante do Real Madrid arriscou e colocou para dentro abrindo o placar na capital francesa.
Pelo menos no primeiro tempo, Rabiot apareceu bem para construir as jogadas e para finalizar também. Mas quem quase ampliou mesmo foi o astro Mbappé. O camisa 10 da França fez boa jogada e exigiu uma ótima defesa de Buzunu. O primeiro tempo ainda teve finalizações de Upamecano e de Thuram, que substituiu Giroud ainda antes do intervalo. Mas as duas foram para fora. Griezmann e o mesmo Thuram finalizaram nas tentativas o primeiro tempo.
França faz mais um e administra
O segundo tempo começou com Mbappé finalizando em cima da defesa da Irlanda. Contudo, o lance apenas foi um ensaio para o segundo gol. Mas não do astro do Paris Saint-Germain. Thuram recebeu a bola e, de dentro da área, conseguiu vencer Buzunu. Era o segundo gol da França na segunda etapa, logo no início. Assim, ficou ainda mais simples para seguir a partida.
Precisando tirar um pouco o prejuízo, a Irlanda adiantou as linhas e conseguiu construir duas jogadas e finalizar duas vezes seguidas. Na primeira, Ogbene exigiu boa defesa de Maignan. Era a primeira defesa do arqueiro francês na partida. Em seguida foi a vez de Molumby carimbar a defesa. Ogbene, minutos mais tarde, deu ainda mais trabalho para a França, mas a finalização não teve êxito.
A França criou chances ainda com Dembélé e com Tchouaméni. Sem conseguir fazer o terceiro gol, a equipe treinada por Didier Deschamps diminuiu o ritmo e passou a tocar mais a bola com a linhas mais baixas, ou seja, com uma postura mais defensiva. Egan teve a última chance da Irlanda, Mais uma vez Maignan fez a defesa. Foi então que Mbappé, duas vezes, Thuram e Coman finalizaram em contra-ataques, mas todos para fora.