- Atacante ganha título de melhor do continente por ampla vantagem
- Cano vence disputa com Jhon Arias, Luís Suárez e Nicolás de la Cruz
- Eleição do jornal uruguaio ‘El País’ também premia Fernando Diniz
O atacante Germán Cano foi eleito o Rei da América de 2023. Isso porque o argentino venceu a premiação do jornal uruguaio ‘El País’ e ganhou o título pela primeira vez na carreira. Então, o artilheiro do Fluminense ganhou por larga vantagem sobre o segundo colocado. Ele superou o companheiro de equipe Jhon Arias e os uruguaios Luis Suárez (ex-Grêmio) e Nicolás de la Cruz (ex-River Plate).
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, esta foi a primeira vez que um jogador do Fluminense ficou com o prêmio. Pelo segundo ano consecutivo, Germán Cano fez ao menos 40 gols em uma mesma temporada. O atacante tricolor foi o artilheiro da Conmebol Libertadores, conquistada de forma inédita pelo clube carioca.
No total, 14 dos 38 jogadores premiados atuavam no futebol brasileiro quando venceram a eleição do jornal uruguaio. Além disso, três deles eram estrangeiros: Cano (Fluminense – 2023), D’Alessandro (Inter – 2010) e Tévez (Corinthians – 2005).
Confira a seleção da temporada
Além disso, o ‘El Pais’ montou a equipe ideal da temporada, contando com oito atletas do futebol brasileiro. Foram esses os melhores de cada posição: Sérgio Romero (Boca Juniors), Advíncula (Boca Juniors), Nino (Fluminense), Gustavo Gómez (Palmeiras), Piquerez (Palmeiras), André (Fluminense), De La Cruz (River Plate), Alan Patrick (Internacional), Jhon Arias (Fluminense), Luis Suárez (Grêmio), Gérman Cano (Fluminense), técnico: Fernando Diniz (Fluminense).
Vale ressaltar que o jornal uruguaio recebeu a opinião de 250 jornalistas para a escolha do melhor jogador, melhor treinador e 11 melhores do continente. A votação se referiu ao período de 1º de janeiro a dezembro.
Entre as mulheres, a atacante Priscila, do Internacional, foi eleita a Rainha da América de 2023. A atleta de 19 anos venceu a disputa, que teve Millene em segundo e Bia Zaneratto em terceiro. A jogadora do Colorado se sagrou a artilheira da Libertadores.