- Ídolo da Juventus, ‘Gigi’ foi campeão do mundo com a Itália
- Arqueiro veterano estava no Parma nas últimas temporadas
- Buffon disputou quatro Copas e mais de mil jogos na carreira
Antes de mais nada, vamos falar sobre o goleiro Gianluigi Buffon, que anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria do futebol. Campeão mundial em 2006 com a seleção italiana e ídolo da Juventus, ele decidiu ‘pendurar as luvas’ aos 45 anos de idade. Ele defendeu o Parma, clube que o revelou, nas duas últimas temporadas.
– Isso é tudo, pessoal! Vocês me deram tudo. Eu dei tudo a vocês. Nós fizemos isso juntos – escreveu Buffon, nas redes sociais.
Vale lembrar, aliás, que Buffon defendeu a Itália nas Copas de 1998, 2002, 2010 e 2014. Inclusive, o goleiro poderia virar o único jogador a atuar em seis edições, mas a Azzurra não conseguiu se classificar para as duas últimas, realizadas na Rússia (2018) e no Catar (2022).
O italiano, então, encerra a carreira profissional com 1.151 jogos disputados. Ao todo, foram 685 pela Juventus, clube em que ficou por 19 temporadas. Ele atuou ainda pelo Parma (265 partidas), Paris Saint-Germain (25) e seleção da Itália (176).
De acordo com informações do site ‘Globo Esporte’, Buffon conquistou 10 títulos do Campeonato Italiano, seis da Copa Itália, um da Liga Europa e um do Francês. Além disso, ele foi eleito o melhor goleiro do mundo no prêmio Fifa The Best de 2017, quando foi vice-campeão da Liga dos Campeões com a Juventus pela terceira vez.
Gigi, como era chamado pelos torcedores e companheiros, entrou em campo pela última vez no dia 30 de maio, na derrota do Parma para o Cagliari por 3 a 2, no playoff de acesso à Serie A Italiana. Porém, com a derrota, a equipe ficou na Série B.