• Athletico Paranaense aguarda proposta do clube português
  • Encarnados já teria passado projeto de carreira para Bento
  • Goleiro é um dos destaques do Furacão há algum tempo

O Grêmio freou a reação do Palmeiras em busca do líder e ao mesmo tempo entrou de vez na briga pelo título brasileiro. Nesta quinta-feira, jogando na Arena, em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho venceu o Verdão por 1 a 0, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo muito brigado e equilibrado, o time treinado por Renato Portaluppi foi mais eficiente no ataque e conseguiu garantir os três pontos.

João Pedro, logo no início do jogo, fez o único gol da noite no estádio do clube gaúcho. O Palmeiras ainda teve chances de empatar, como em uma bola na trave de Gustavo Gómez nos acréscimos, mas não era para ser. Com o resultado, o Grêmio chegou aos 43 pontos e assumiu o terceiro lugar. Ao mesmo tempo, diminuiu a distância para o líder Botafogo para oito pontos. Já o Palmeiras, estacionou nos 44 pontos e segue na vice-liderança.

Na próxima rodada, sábado (30/09), o Tricolor Gaúcho vai até Fortaleza encarar o time local. O Verdão vai até Bragança Paulista no dia seguinte e mede forças com o Red Bull Bragantino. Mas antes, na próxima terça-feira, o time treinado por Abel Ferreira pega o Boca Juniors, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores.

Grêmio marca em um primeiro tempo equilibrado

O jogo começou bem para o time da casa. Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, Suárez fez Weverton trabalhar pela primeira vez. O mesmo Suárez chutou para fora em outro momento logo depois, em uma cobrança de escanteio. Assim, não demorou muito para o Tricolor Gaúcho chegar ao primeiro gol. Depois de uma triangulação pelo lado direito, João Pedro apareceu na área e chutou forte, cruzado. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Grêmio.

A partir do gol, o Palmeiras acordou e passou a tomar o domínio para si. O Grêmio, por sua vez, começou a adotar um outro tipo de estratégia. Com isso, chamou o Verdão para o campo defensivo. As chances para o time visitante começaram a acontecer. Mas o Grêmio tinha Gabriel Grando em noite inspirada. O goleiro foi om ponto alto do período de ataque do Palmeiras.

Primeiro, o arqueiro evitou o gol de Raphael Veiga, que entrou frente a frente dentro da área. Veiga, inclusive, bateu uma falta com bastante perigo, que Grando protegeu bem para não ser surpreendido. Logo depois, Gabriel Grando mostrou segurança em chutes que desviaram na defesa. Endrick não se adaptou ao posicionamento no primeiro tempo e pouco foi visto, a não ser em duas finalizações.

O Grêmio suportou bem a pressão e se arriscou em alguns momentos nos contra-ataques, mas fez pouco para incomodar o goleiro do Verdão. Assim, as duas equipes viram o primeiro tempo acabar com o placar de 1 a 0 para o time da casa.

Muita briga no segundo tempo

O Grêmio voltou mexido para o segundo tempo. Entraram Ferreira e Galdino na vaga dos meias Nathan e Cristaldo. Com dois jogadores mais rápidos, o técnico Renato Portaluppi esperava sair mais nos contra-ataques. Embora tenha sido dominado pelos paulistas, o Grêmio foi mais perigoso em suas jogadas de transição rápida. Weverton não teve trabalho, mas a defesa palmeirense teve que correr mais.

Endrick, mesmo com o Verdão em vantagem sob o aspecto tático no jogo, o jovem atacante teve atuação apagada. Foi dele a primeira finalização da segunda etapa. Galdino, por sua vez, chegou com muito perigo e assustou o goleiro palmeirense. André, em um contra-ataque puxado por Suárez, também desperdiçou boa chances no segundo tempo.

Na parte final, o jogo ficou muito mais brigado, com discussões e até algumas entradas mais ríspidas. Villasanti acabou expulso depois de levar o segundo cartão amarelo. Gabriel Grando, então, passou a ser o principal jogador gremista. Isso porque o Verdão passou a levantar bolas na área. Nos acréscimos, essa jogada quase resultou no empate. Gustavo Gómez subiu mais do que todo mundo e cabeceou no travessão. Essa acabou sendo a última chance. Apito final e vitória do Grêmio.