• Esta será a quarta passagem do treinador pelo clube
  • Renato é o maior ídolo da história do Grêmio
  • Grêmio ocupa a quarta colocação na Série B do Brasileiro

O Grêmio anunciou nesta quinta-feira a demissão de Roger Machado do comando técnico da equipe. O anúncio, que pegou todos de surpresa, ainda veio com mais duas saídas do comando do futebol: Denis Abrahão e Sérgio Vasques vice-presidente e diretor de futebol. Mas, para quem pensou que as surpresas pararam por aí, se enganou. O Tricolor Gaúcho contratou para o lugar de Roger um velho conhecido. Trata-se de Renato Portluppi.

Então, esta será a quarta passagem de Renato pelo Grêmio. Ele chega com o seu auxiliar, Alexandre Mendes, e deve se apresentar na capital do Rio Grande do Sul nos próximos dias. A expectativa é de que ele já dirija a equipe gaúcha no próximo dia 11, na partida contra o Vasco, na Arena do Grêmio.

Em sua última, mais longa e mais vitoriosa passagem pelo clube, Renato ficou ao todo quatro anos e sete meses e conquistou os títulos da Copa do Brasil em 2016, Libertadores da América em 2017, Recopa Sul-Americana em 2018 e os títulos do Campeonato Gaúcho em 2018, 19 e 20 e da Recopa Gaúcha em 2019.

O presidente Romildo Bolzan marcou uma entrevista coletiva para esta sexta-feira, às 11hs, para falar sobre as mudanças no departamento de futebol da equipe. O Grêmio ocupa a quarta colocação no Campeonato Brasileiro da Série B, com 44 pontos. A próxima partida do Tricolor Gaúcho é contra o Vila Nova, nesta sexta-feira, na Arena do Grêmio.

Time não engrenou com Roger

Embora esteja na zona de classificação para voltar à elite do futebol brasileiro, o Grêmio não engrenou sob o comando de Roger Machado. Então, o treinador deixa a equipe após 37 jogos, com 17 vitórias, 12 empates, oito derrotas e 56,7% de aproveitamento. Foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha. Contudo, o comandante acabou não aguentando a última sequência ruim de seu time ( três derrotas nos últimos quatro jogos). 

Vale lembrar ainda que Roger nunca teve vida fácil à frente do Tricolor Gaúcho. Isso porque logo no início da temporada, a queda na Copa do Brasil para o Mirassol, após ser derrotado por 3 a 2, ainda na primeira fase, fez a comissão técnica balançar. Naquele momento, era difícil imaginar uma eliminação tão precoce. O Grêmio tem oito finais da competição e seis títulos. Além disso, jamais havia sido eliminado na primeira fase do torneio.

A pressão sobre Roger só amenizou ao conquistar o título do Campeonato Gaúcho. Entretanto, o início da saga do Tricolor para voltar à Série A não foi satisfatória. As oscilações da equipe e a perda de pontos para times considerados pequenos, minaram a passagem de Roger Machado por Porto Alegre.