- Na Arena, o Tricolor faz 2 a 1 de virada, no tempo normal
- Mossoró abre o placar, e Thaciano e Bruno Alves marcam
- Nas penalidades, Adriel brilha e defende última cobrança
O Grêmio superou o Ypiranga por 5 a 4 nos pênaltis, neste sábado, e avançou para a final do Campeonato Gaúcho. O Tricolor precisava de dois gols de diferença na Arena (perdeu por 2 a 1 na ida), mas quem abriu o placar foi o time visitante, com Mossoró, no início da segunda etapa. O Tricolor empatou logo depois, com Thaciano, e virou a partida com Bruno Alves. O goleiro Adriano defendeu duas cobranças e garantiu a vaga.
Com o resultado, o Grêmio, atual pentacampeão, se classificou para a sexta decisão de Estadual seguida. O rival sairá do duelo entre Internacional e Caxias, neste domingo, às 18h, no Beira-Rio. O Ypiranga disputará a Copa do Brasil e o Brasileirão Série C. Os dois jogos decisivos do Gauchão devem ser nos dias 1º e 8 de abril.
Grêmio perde chances na primeira etapa
No primeiro tempo, o Grêmio dominou as ações, mas pecou na hora de finalizar. Afinal, o goleiro Caíque fez boa defesas e segurou ataque tricolor na etapa inicial. Logo no primeiro minuto, ele defendeu chute de fora da área de Thaciano. Na sobra, Luis Suárez bateu sem direção. Aos 12, Everton Galdino recebeu na meia lua da grande área, dominou e chuto forte ao lado da trave.
Cinco minutos depois, quase saiu o primeiro. Vina cruzou da intermediária, Suárez cabeceou com força no meio de gol, e Caíque espalmou de reflexo e evitou o gol. Aos 27 minutos, após troca de passes, Thaciano soltou uma bomba de longe e mandou a bola perto da meta do Ypiranga.
O Tricolor, então, continuou perdendo chances. Aos 33, após lançamento longo, Bitello dominou e deu bom passe para Suárez. O uruguaio tentou bater cruzado, mas mandou para fora. Aos 45, Bitello arriscou de fora da área, no canto do goleiro Caíque, que fez mais uma boa defesa. Empate sem gols no primeiro tempo na Arena.
Ypiranga abre o placar, mas Grêmio vira o jogo
O Grêmio começou o segundo tempo no ataque. Aos 4 minutos, Suárez recebeu a bola na esquerda da área, passou pela marcação e bateu cruzado. Porém, Caíque fechou o ângulo, defendeu com o peito e Zinho perdeu no rebote. Dois minutos depois, o uruguaio tentou por cobertura na cara do goleiro, mas a bola foi para fora.
Contudo, aos 7 minutos, o Ypiranga abriu o placar. Após saída errada de Bruno Alves, Mossoró recuperou a posse e acertou belo chute de fora da área. A bola desviou em Bruno Uvini e parou no ângulo do goleiro Adriel: 1 a 0 para os visitantes.
O gol não abateu o Grêmio, que empatou o jogo oito minutos depois. Após cobrança de escanteio, Bitello, na intermediária, cruzou na área. Então, Thaciano se antecipou ao goleiro e cabeceou para fazer 1 a 1 na Arena. A pressão do Tricolor aumentou. Aos 19, Suárez ganhou na velocidade, entrou na área e chutou na saída de Caíque, que defendeu.
Em seguida, mais um milagre do goleiro do Ypiranga. Suárez tabelou com Thaciano e finalizou de fora da área, mas Caíque espalmou para escanteio. Contudo, aos 32 minutos, a pressão do Tricolor surtiu efeito. Bruno Alves marcou o segundo gol e virou o jogo. Após o escanteio, o zagueiro ganhou no alto de Ronald e cabeceou rente ao travessão, sem chances para o goleiro: 2 a 1.
Grêmio ganha nos pênaltis
O Tricolor pressionou em busca do gol da classificação, mas a decisão ficou para os pênaltis. Nas cobranças, com alta dose de emoção, o Grêmio ganhou por 5 a 4 e garantiu vaga na final do Gauchão.
Nas cobranças, Reinaldo perdeu o primeiro, batendo no travessão, e Gedeílson bateu na trave. Então, Cristaldo, Bitello e Suárez converteram. Pelo Ypiranga, Mossoró e Erick fizeram. Adriel pegou a batida de Ralph, e Diegou Souza cobrou no travessão em seguida. O goleiro Caíque bateu a última cobrança e empatou a série normal.
Nas cobranças alternadas, Bruno Alves e Gustavinho marcaram para o Tricolor, enquanto Ronald empatou a série para o Ypiranga. Porém, Jhonatan Ribeiro bateu para a defesa de Adriel, e o Grêmio se classificou.