- Fifa anuncia os três concorrentes ao prêmio de melhor do mundo
- Vencedor será revelado em premiação marcada para 15 de janeiro
- Avaliação vai de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023
Antes de mais nada, vamos falar sobre o The Best 2023. Isso porque a Fifa divulgou nesta quinta-feira os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo. Atual ganhador, o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, concorre com o norueguês Erling Haaland, do Manchester City, e o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de janeiro de 2024, em Londres, Inglaterra.
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o The Best deste ano, para os homens, terá uma período de avaliação mais curto. Ou seja, vai de 19 de dezembro de 2022, após a Copa do Mundo do Catar, até o dia 20 de agosto de 2023.
Haaland marcou 56 na temporada, o que lhe rendeu outros prêmios, com o de melhor jogador da Europa, a Chuteira de Ouro (recorde de 36 gols só na Premier League) e a artilharia da Liga dos Campeões (12 gols). Além disso, o atacante brilhou na Tríplice Coroa inédita do City: Champions League, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra.
Messi, por sua vez, virou o maior artilheiro das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), chegando aos 496 gols. Aliás, o argentino e Mbappé ganharam o Campeonato Francês pelo Paris Saint-Germain.
A Fifa divulgou também as finalistas a melhor jogadora do mundo. A lista reúne duas jogadoras da campeã mundial Espanha: a meia Aitana Bonmatí, do Barcelona, e a atacante Jenni Hermoso, do Pachuca. A atacante colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid, também concorre.
Ederson concorre entre os goleiros
A lista inicial com os indicados ao The Best 2023 tinha 12 nomes. Curiosamente, sendo metade de jogadores do Manchester City e não incluiu o atacante Vini Jr, do Real Madrid, brasileiro de maior destaque no futebol europeu na temporada passada. Ederson, também do City, é um dos finalistas ao prêmio de melhor goleiro ao lado do belga Courtois e do marroquino Bono.
Os finalistas entre os técnicos também foram anunciados pela Fifa. Sendo assim, o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e os italianos Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atualmente na seleção italiana, disputam o prêmio.