Ex-técnico do Liverpool e estrela da Inglaterra, John Barnes falou conosco sobre alguns dos grandes jogadores brasileiros que jogam na melhor liga do mundo, a Premier League. 

Philippe Coutinho não será o protagonista no Aston Villa

“Philippe Coutinho não precisa provar nada no Aston Villa. Ele já mostrou o que pode fazer na Inglaterra com o Liverpool. Não deu certo para ele no Barcelona, mas isso não significa que ele não seja muito bem visto.

“Steven Gerrard sabe o que ele pode fazer e como pode extrair o melhor dele, mas ele tem que vir e fazer parte do time. Ele não pode chegar e ditar ao Villa que ele será o principal jogador porque o Villa é um time muito bom, que apresenta uma boa maneira de jogar e ele tem que se encaixar nisso, bem como aumentar a qualidade.

“Eles não vão dar a bola para ele e esperar que ele ganhe partidas porque o Villa não joga dessa maneira e eles são bem-sucedidos o suficiente para não contarem com ele para isso. Eles terão que encontrar o equilíbrio certo para colocar Coutinho nos lugares certos, em vez de ele ser a superestrela – o que eu não acho que ele seja. É uma boa contratação. ”

Alisson é o melhor goleiro da liga junto com Ederson

“A Premier League tem dois grandes goleiros em Alisson e Ederson, e Alisson é certamente um dos melhores goleiros da Premier League, os torcedores do Liverpool estão muito felizes com ele desde que ele chegou. Se ele é melhor do que Ederson, isto é apenas uma opinião, mas nós [Liverpool] não poderíamos desejar um goleiro melhor. Todos os goleiros cometem erros, e Alisson não comete muitos deles. Ele tentou tirar a bola contra o Tottenham e passou por baixo dele, mas isso não é um problema”.

Fred está finalmente provando o seu valor com as mudanças táticas

“Eu sinto pena de Fred. Correr e pressionar é o jogo dele, mas ele não pode fazer isso sozinho. O fato de outros jogadores estarem pressionando com ele significava que ele foi capaz de provar o seu valor. Ele [Fred] não fez nada diferente, ele sempre pressiona, mas se ele faz isso sozinho, significa que ele fica isolado ao lado de Scott McTominay, e era isso que estava acontecendo. Esses dois estavam ficando isolados, e é por isso que o Manchester United vem sofrendo gols e perdendo jogos. Agora que todo mundo estava fazendo isso, nós podemos ver o valor que Fez realmente traz consigo.

“Eu sempre gostei do Fred e ele não foi o problema do Man United, foram os outros quatro atacantes que estavam jogando, seja qual for a combinação de [Cristiano] Ronaldo, Rashford, [Bruno] Fernandes e Greenwood. São os atacantes que trabalham com Fred e McTominay que precisam complementá-los com pressão ofensiva.

Não importa quem você é, mesmo Jordan Henderson e Fabinho, você não pode fazer o que faz se os três da frente não estão trabalhando duro para pressionar e fechar. É por isso que o Liverpool é um time muito mais balanceado. Eu nunca vi problemas com Fred e McTominay nem com a defesa porque eles precisam que todos no time trabalhem duro e foi isso que eles fizeram contra o Crystal Palace.”

Gabriel Martinelli é o futuro do Arsenal

“Gabriel Martinelli é um jogador fantástico e é muito bem avaliado pela maioria das pessoas que o assistem na Premier League. Sua carreira no Arsenal foi sufocada por Pierre-Emerick Aubameyang e Alexandre Lacazette estando à frente dele no time titular, mas ele é de muito boa qualidade e você sente agora que há uma oportunidade para ele.

“Seria bom que os jogadores mais experientes jogassem ao seu lado para ajudá-lo a ganhar mais experiência, mas toda vez que ele joga, ele tem um bom desempenho e tenho certeza de que ele tem uma grande carreira pela frente.

“A longo prazo, ele é o futuro do Arsenal. Assim como Emile Smith-Rowe e Bukayo Saka, eu acredito que ele será o próximo jogador a entrar no time do Arsenal e deixar a sua marca. Ele pode ser mais um dos jogadores mais jovens nos quais o time confia. Ele tem um futuro brilhante pela frente na Premier League.”