Antes de mais nada, vamos falar sobre o técnico Jorge Jesus. Isso porque o jornalista Renato Maurício Prado publicou nesta quinta, em seu blog no site “UOL”, uma entrevista com o ex-treinador do Flamengo. Então, na conversa, Jesus disse que deseja voltar ao clube e até determinou um prazo para a diretoria rubro-negra ir atrás dele: dia 20 de maio.

– Quero voltar, sim. Mas não depende só de mim. Posso esperar até pelo menos o dia 20. Depois disso, tenho que decidir minha vida – declarou o técnico português ao jornalista durante um encontro na noite de quarta, quando assistiram juntos ao empate do Flamengo com o Talleres por 2 a 2, pela Taça Libertadores.

De férias no Rio de Janeiro, Jorge Jesus contou na entrevista que a pandemia foi determinante para deixar o rubro-negro, há dois anos, e retornar ao Benfica.

– Foi algo absolutamente inesperado e devastador. Fiquei completamente só. Um funcionário deixava a – comida na soleira da porta do meu apartamento e saía correndo. Parecia que eu estava vivendo num leprosário. Era muito difícil. Por isso, quando surgiu o convite do presidente do Benfica, um velho amigo, aquela me pareceu a melhor opção. Inclusive para voltar a viver perto da minha família – explicou o treinador.

Jorge Jesus revela que não recebeu convite do Flamengo

Além disso, na entrevista, o técnico dá uma outra versão sobre a ida de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Bruno Spindel, diretor-executivo, para Portugal. Em dezembro, eles se reuniram com candidatos para o lugar de Renato Gaúcho. Porém, Jesus afirmou que sequer foi procurado pelos cartolas rubro-negros sobre o desejo de voltar ao Flamengo.

– A conversa foi superficial e em momento algum me fizeram um convite ou, ao menos, me perguntaram se eu queria voltar. E aquele era um momento difícil, pois se eu pedisse demissão do Benfica, teria que pagar uma multa de 10 milhões de euros. Por isso, tinha sugerido que só viajassem para Portugal no final de janeiro, quando a situação seria mais fácil para negociar. Mas quiseram ir em dezembro e a sensação que tenho é que, quando me visitaram, já tinham tomado a decisão de contratar o Paulo Sousa. Foram apenas cumprir uma obrigação social comigo. Braz e Spindel não me convidaram para voltar em dezembro.

Vale lembrar que, no Flamengo, Jorge Jesus viveu um ano mágico entre junho de 2019 e julho de 2020. Nesse período, o time conquistou Libertadores, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.

Paulo Sousa havia mostrado desconforto com especulações

De acordo com o “Globo Esporte”, desde que deixou o Benfica, no fim de 2021, Jorge Jesus não assumiu o comando de nenhum clube. Pouco antes de deixar a equipe de Lisboa, o português foi sondado pelo Flamengo. Mas, no momento em que saiu, o Rubro-Negro já havia fechado com Paulo Sousa, atual técnico.

Além disso, no começo do ano, o português entrou na mira do Atlético-MG, mas as negociações não foram adiante. Recentemente, Jesus foi procurado pelo Fenerbahçe, da Turquia. Porém, nenhuma decisão deve ser tomada antes do fim das férias, de acordo com o próprio técnico.

Por sua vez, o atual técnico rubro-negro, Paulo Sousa, se manifestou diante das especulações envolvendo uma possível volta do ex-treinador rubro-negro. No dia 13 de abril, durante entrevista após a vitória por 3 a 1 sobre o Talleres no Maracanã, Paulo mostrou desconforto com campanhas e até mesmo com o noticiário envolvendo Jorge Jesus. 

– Temos que entender que é normal que os torcedores tenham simpatia por alguém, o que não é normal é ter uma certa direção passional por A ou B, por treinador A ou jogador B. Isso não me parece respeitoso mesmo para vocês (imprensa). Mas a nós não afeta. Somos um grupo que deixou claro desde o início com a ideia de jogo – declarou o português, na ocasião.

Sob o comando de Paulo Sousa, o Flamengo empatou por 2 a 2 com o Talleres, em Córdoba, pela fase de grupos da Libertadores. Assim, a classificação rubro-negra está muito bem encaminhada. Líder do Grupo H com 10 pontos, a equipe só precisa de um ponto nos últimos dois jogos para garantir matematicamente a vaga nas oitavas de final. No domingo, enfrenta o Botafogo, pelo Brasileirão, no Mané Garrincha, às 11h.