- Polonês decide com um gol de pênalti nos acréscimos
- Vitória coloca o Barça de volta ao terceiro lugar de LaLiga
- Com 20 pontos, o Celta está a três da zona de rebaixamento
O Barcelona teve de suar a camisa neste sábado. Jogando fora de casa, o time treinado por Xavi Hernández venceu o Celta de Vigo por 2 a 1, no Estádio de Balaídos, em Vigo, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, a famigerada LaLiga. A partida marcou a estreia do atacante brasileiro Vitor Roque como titular na equipe da Cataluña.
Lewandowski abriu o placar no fim do primeiro tempo, mas Iago Aspas empatou antes do primeiro minuto da segunda etapa. Nos acréscimos, o árbitro marcou pênalti em Lamine Yamal. Lewandowski cobrou e Guaita fez a defesa. Contudo, o VAR mandou repetir a cobrança, já que o arqueiro se adiantou. Na segunda batida, o artilheiro marcou o segundo gol do Barça.
Com a vitória, a equipe chegou aos 54 pontos e reassumiu a terceira posição. Já o Celta de Vigo, se manteve nos 20 pontos e está agora a apenas três da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Barcelona recebe o Getafe, sábado, enquanto o Celta visita o Cádiz no dia seguinte.
Barcelona leva vantagem
O primeiro tempo começou equilibrado no Balaídos, em Vigo. O técnico Xavi Hernández, muito pressionado pela imprensa espanhola, colocou pela primeira vez Vitor Roque entre os titulares. Um pouco nervoso, assim como a maioria do time, o atacante brasileiro demorou a entrar no jogo. A primeira chance de gol veio apenas aos nove minutos com Lamine Yamal. Guaita fez a defesa.
A resposta veio quase em seguida. Um minuto depois. Strand Larsen, na área, recebeu e finalizou de primeira para Ter Stegen fazer boa defesa. Os dois times duelaram bastante pela bola sem vantagem. Lamine Yamal finalizou mais uma vez antes do gol sair. Somente no fim da primeira etapa. Robert Lewandowski aproveitando um passe na entrada da área e chutando cruzado.
O Celta ainda teve mais uma finalização com Mingueza que o goleiro alemão do Barcelona fez a defesa. O brasileiro Vitor Roque ficou devendo na primeira etapa. Sem nenhum lance contundente, o jovem brasileiro ainda está em fase de adaptação no time da Cataluña.
Empate no início, virada no fim
O Celta de Vigo não esperou muito tempo para partir com tudo para cima do Barcelona e conseguir o empate. Logo no primeiro minuto, Mingueza fez ótima jogada pelo lado direito. Com a bola, dá um passe de letra para Iago Aspas, que finaliza. A bola ainda pega no pé de Koundé e atrapalha Ter Stegen. Era o empate do time da casa para a alegria do torcedor.
Depois do gol, portanto, o jogo seguiu disputado no meio-campo e com muitas faltas. O time da casa chegou a ter algumas chances de virar o jogo, mas nenhuma em jogada trabalhada. Embora com um técnico experiente à beira do campo, o time do Celta de Vigo de Rafa Benítez mostrou mais coração do que jogadas de ataque. Assim, prejudicou o time no fim do jogo.
Assim, pelo lado do Barcelona, a entrada de Raphinha no lugar de Vitor Roque melhorou o time. Inclusive foram dele as principais jogadas de ataque. Além dele, Lamine Yamal correu, lutou e brigou até o fim. Com isso, arrumou um pênalti nos acréscimos. Então, o polonês Lewandowski foi para a cobrança e precisou bater duas vezes para marcar o seu segundo gol no jogo, o segundo e o da vitória do Barça: 2 a 1.