- Argentino supera Benzema e Mbappé e leva o Fifa The Best
- Craque brilhou no título da Copa do Mundo com a Argentina
- Goleiro Dibu Martínez e técnico Scaloni também são premiados
O argentino Lionel Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. Então, o craque recebeu o prêmio Fifa The Best, nesta segunda-feira, durante evento em Paris. O grande desempenho na campanha do título da seleção argentina na Copa do Mundo do Catar pesou a favor do atacante do PSG. Ele concorreu com os franceses Kylian Mbappé (PSG) e Karim Benzema (Real Madrid).
– Gostaria de agradecer a todos os meus colegas, representamos toda a nossa seleção. Reconhecemos o trabalho de grupo. Foi uma loucura para mim. Finalmente realizei o meu sonho. É a coisa mais linda que aconteceu na minha vida – declarou Messi.
Vale destacar, então, que a Fifa mudou o período de avaliação do prêmio por causa da Copa do Catar. Ou seja, integrou o período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Durante esse tempo, Messi fez 74 partidas pelo PSG, marcou 45 gols e foi campeão francês.
Contudo, na Copa do Mundo o argentino brilhou. Afinal, ele marcou sete gols, sendo dois na final contra a França, e distribuiu três assistências. Além disso, o camisa 10 foi eleito o craque do Mundial do Catar.
Portanto, esta foi a sétima vez que Messi conquistou o prêmio. Agora, tem dois a mais do que o português Cristiano Ronaldo. Em seguida, vem o francês Zidane e o brasileiro Ronaldo, com três prêmios cada um.
Ou seja, aos 35 anos, o argentino virou o jogador mais velho e ser eleito como o melhor do planeta. Além disso, Messi tem sete títulos da Bola de Ouro (quatro deles unificados pela Fifa).
Martínez e Scaloni completam a festa argentina
O argentino Emiliano ‘Dibu’ Martínez, campeão da Copa do Mundo do Catar, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Durante a cerimônia do The Best, o goleiro de 30 anos, que joga no Aston Villa, recebeu seu primeiro troféu das mãos do ex-goleiro brasileiro Júlio César. O belga Courtois (Real Madrid), e o marroquino Bono (Sevilla) completaram o pódio entre os arqueiros.
Para completar a festa argentina na premiação, Lionel Scaloni conquistou o troféu de melhor treinador do mundo. Campeão mundial à frente da seleção argentina, ele levou a melhor na disputa contra Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Pep Guardiola, do Manchester City. Até mesmo os fãs que estiveram no Catar apoiando a seleção argentina durante a Copa foram premiados com o troféu especial dado aos torcedores.
No feminino, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou pela de forma consecutiva o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo. Portanto, ela superou na votação a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.
O Fifa The Best, aliás, também foi marcado por uma homenagem a Pelé, que morreu em dezembro do ano passado, aos 82 anos. O Rei do Futebol foi lembrado no começo da cerimônia. O presidente da Fifa Gianni Infantino chamou atenção para a importância do brasileiro para a história do futebol mundial. Após um vídeo especial sobre o Atleta do Século, Ronaldo foi chamado ao palco para entregar um troféu para a esposa do ex-jogador.
Casemiro entra na seleção da temporada
Além disso, a Fifa anunciou os 11 jogadores do time ideal de 2022. O brasileiro Casemiro apareceu na seleção da FIFPro no meio-campo ao lado do croata Modric e do belga De Bruyne. Aliás, este foi o primeiro prêmio do volante, agora atuando no Manchester United. O goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar estavam entre os finalistas, mas não entraram na seleção da temporada. Confira abaixo, como ficou a equipe eleita:
- Goleiro: Courtois (Real Madrid/Bélgica)
- Defensores: Hakimi (PSG/Marrocos), João Cancelo (Bayern de Munique/Portugal) e Van Dijk (Liverpool/Holanda)
- Meio-campistas: De Bruyne (Manchester City/Bélgica), Modric (Real Madrid/Croácia) e Casemiro (Manchester United/Brasil)
- Atacantes: Messi (PSG/Argentina), Mbappé (PSG/França), Benzema (Real Madrid/França) e Haaland (Manchester City/Noruega)