• Van Dijk decide a final na prorrogação em Wembley: 1 a 0
  • Zagueiro garante o título na última temporada de Klopp
  • Mesmo com desfalques, Reds ganham a 10ª Copa da Liga

O Liverpool conquistou o título da Copa da Liga Inglesa ao derrotar o Chelsea por 1 a 0, neste domingo, no estádio de Wembley. A taça foi garantida com um gol do zagueiro holandês Van Dijk, no final da prorrogação, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

Com o resultado, então, o Liverpool alcançou o seu 10º título de Copa da Liga Inglesa. Dessa forma, se isolou ainda mais na liderança da lista de maiores campeões da competição. A última temporada de Jürgen Klopp nos Reds tem ao menos um título garantido.

Aliás, o treinador teve que lidar com desfalques, como Alisson, Salah e Darwin Núñez. Além disso, perdeu Gravenberch no primeiro tempo. Então, ele acionou jovens como Quansah e Danns, que se saíram bem. Acabou sendo premiado com o oitavo troféu pelo clube. Substituto do goleiro brasileiro, Kelleher se destacou na decisão, com duas defesas milagrosas.

Os dois times voltam a campo no meio da semana, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. O Chelsea recebe o Leeds, na quarta, às 16h30, e o Liverpool joga em casa, contra o Southampton, às 17h.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, Chelsea e Liverpool criaram várias oportunidades de gol, mas os goleiros brilharam com pelo menos uma grande defesa cada um. Logo aos 14 minutos, após erro de Disasi na saída de bola, Luis Díaz recebeu o passe de Gakpo na área, bateu forte e rasteiro, mas Petrovic espalmou no canto direito. Depois, aos 19, Gallagher cruzou rasteiro, Sterling foi desarmado, e Palmer finalizou à queima-roupa no rebote. Então, Kelleher se jogou na direção da bola para salvar com o braço esquerdo.

Aos 31 minutos, o Chelsea chegou a marcar, mas não valeu. Jackson recebeu de Palmer na direita, entrou na área e cruzou rasteiro para Sterling mandar para o fundo da rede. Contudo, o auxiliar apontou impedimento no início da jogada, e o VAR confirmou a posição irregular. O Liverpool respondeu aos 39 minutos, quando Robertson cruzou da ponta esquerda, Gakpo cabeceou no meio da área e acertou a trave.

Na etapa final, o Liverpool teve um gol anulado aos 14 minutos. Robertson cobrou falta, Van Dijk cabeceou no cantinho e marcou. Contudo, o árbitro de vídeo indicou impedimento de Endo na jogada. Isso porque o japonês, em posição de impedimento, bloqueou a movimentação de Colwill, interferindo na marcação do zagueiro holandês e, assim, no gol.

Depois disso, os Blues criaram as melhores oportunidades, mas Gallagher mandou na trave e chutou a bola em cima de Kelleher. Em outra chance, Disasi desviou mal na pequena área e desperdiçou. Com o empate sem gols no tempo normal, a decisão ficou para a prorrogação.

Gol sai na prorrogação

No tempo extra, os Reds, mesmo com muitos jovens em campo, foram superiores ao Chelsea. Afinal, criou duas grandes chances no primeiro tempo, com Danns, que parou em grande defesa de Petrovic. Elliott, por sua vez, mandou na rede pelo lado de fora e perdeu boa oportunidade. Na segunda etapa, Kelleher fez defesa em dois tempos na tentativa de Madueke. Além disso, Elliott teve outra chance clara, mas parou no goleiro Petrovic.

Quando o jogo se encaminhava para os pênaltis, o Liverpool chegou ao gol do título. Em cobrança de escanteio da direita, Tsimikas cruzou fechado, Van Dijk se antecipou à marcação na primeira trave e cabeceou cruzado, mandando no canto oposto: 1 a 0, para delírio da torcida presente em Wembley.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial