• Com gol de Aké no fim, Citizens fazem 1 a 0 e se classificam
  • Zagueiro marca o primeiro gol do City no estádio dos Spurs
  • Atual campeão garante vaga nas oitavas de final do torneio

O Manchester City venceu o Tottenham Hotspur por 1 a 0, fora de casa, e avançou para as oitavas de final da Copa da Inglaterra. O gol da classificou saiu dos pés do zagueiro Nathan Aké, aos 42 minutos do segundo tempo.

Curiosamente, além da vaga na próxima fase, o defensor garantiu um feito inédito. Isso porque foi o primeiro gol e triunfo do City no estádio do Tottenham, inaugurado em 2019, depois de cinco derrotas consecutivas.

Portanto, o gol no fim evitou que mais uma partida da FA Cup tivesse que ser disputada novamente. Pelo regulamento, quando há empate, o confronto se repete com mando invertido. Isso acontecerá com Chelsea e Aston Villa, que empataram em 0 a 0, no Stamford Bridge, também nesta sexta.

O Manchester City espera agora o fim da quarta fase da Copa da Inglaterra e o sorteio para conhecer o seu adversário nas oitavas de final.

As duas equipes, portanto, voltam a campo no meio da semana que vem, pela 22ª rodada da La Liga. O Tottenham recebe o Brentford, e o Manchester City joga em casa contra o Burnley. As duas partidas serão disputadas na próxima quarta (31), às 16h30 (de Brasília).

Confira como foi o jogo

Em primeiro tempo equilibrado e com poucos espaços, o Manchester City marcou aos quatro minutos, mas não valeu. Oscar Bobb pegou rebote de uma grande defesa de Vicario em finalização de Foden para marcar. Porém, o auxiliar apontou impedimento na jogada, e o VAR confirmou a posição irregular do norueguês após a revisão.

Depois disso, o Tottenham teve seu momento de manter a posse de bola, mas não conseguiu criar oportunidades. Inclusive, os Spurs foram para o intervalo sem finalizar. Os Citizens também não chegaram mais com perigo na primeira etapa.

No segundo tempo, o Manchester City criou as melhores oportunidades, com Bernardo Silva, De Bruyne e Doku. Aliás, o Tottenham conseguiu se defender até os 42 minutos, quando os Citizens marcaram o gol da vitória.

De Bruyne bateu escanteio fechado da esquerda, e Vicario cortou mal de soco, atrapalhado por Rúben Dias em disputa legal na área. Aké, então, aproveitou o rebote da bola que bateu em Van de Ven e colocou City nas oitavas de final.

Os jogadores dos Spurs reclamaram de falta em cima do goleiro, mas o VAR respeitou a decisão de campo e não viu irregularidade no gol: 1 a 0, para delírio da torcida do City na casa do rival.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial