Antes de mais nada, vamos falar do Palmeiras. Isto porque o Verdão anunciou nesta quarta-feira a contratação do atacante uruguaio Miguel Merentiel, do Defensa y Justicia, da Argentina. Além disso, o jogador de 26 anos assinou contrato válido até 30 de junho de 2026.
Nesse sentido, a contratação de um centroavante era algo pedido por Abel Ferreira desde a temporada passada. Afinal, Merentiel é considerado um típico camisa 9, homem de área, com bom poder de finalização e velocidade.
De acordo com o site “Globo Esporte”, o clube pagou US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 7,4 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos. Porém, ele só poderá atuar pelo Verdão a partir de 18 de julho, quando abre a janela de transferências internacionais.
– A verdade é que é algo inexplicável e impressionante. Estou muito feliz por estar no atual bicampeão da América. Vou aproveitar da melhor maneira e dar tudo por essa equipe. Para a minha carreira, é algo enorme, passei de um time rival para o maior da América do Sul. Vou viver isso da melhor maneira, vou me entregar ao máximo por esse clube – disse Merentiel, ao site do Palmeiras.
Além disso, o jogador é formado nas categorias de base do Peñarol e teve passagens pelo futebol espanhol antes de iniciar trajetória na Argentina. Por sua vez, na última temporada pelo Defensa y Justicia, Merentiel marcou nove gols em 19 partidas, além de dar três assistências.
No entanto, antes do Defensa y Justicia, clube pelo qual atuou nas últimas três temporadas, o atacante jogou pelo Godoy Cruz. Portanto, o uruguaio da cidade de Paysandú será o 22º jogador do país a vestir a camisa do Palmeiras na história. No atual elenco, ele terá o compatriota Piquerez como companheiro.
Atacante uruguaio explica origem do apelido “La Bestia”
Além disso, vale lembrar que Merentiel foi rival do Verdão na Libertadores de 2019, quando ainda atuava pelo Godoy Cruz, e na Recopa Sul-Americana e na Libertadores da temporada passada pelo Defensa y Justicia. Ou seja, ele participou da final em Brasília e converteu uma das penalidades que deram aos argentinos o título sul-americano.
– O Palmeiras é um time muito forte em âmbito local e internacional. Nós sofremos muito, é uma equipe impressionante – disse o atacante.
Então, ao falar sobre a chegada ao clube, Merentiel comentou sobre o título palmeirense em Montevidéu, na final da Libertadores do ano passado.
– O povo uruguaio viveu aquilo de maneira muito forte, eu acompanhei muito a final. A atmosfera foi impressionante e o título foi algo extraordinário – contou.
Curiosamente, o novo atacante do Palmeiras chega com grande destaque para o apelido dado por ele mesmo: La Bestia (A Fera, em português). A origem se deu quando ele marcou o segundo gol da vitória do Defensa y Justicia por 3 a 2 sobre o River Pate, no Monumental de Nuñez, pelo Campeonato Argentino, em dezembro do ano passado. Merentiel correu em direção a uma câmera de televisão e gritou: Soy una Bestia!
– Estava em uma sequência positiva marcando gols. Naquela partida, tive a sensação de que poderia marcar e, quando consegui, o grito veio de dentro de mim. Depois os meninos me cobraram muito, e agora temos que bancar – contou o atacante.
Palmeiras enfrenta o Emelec no Allianz Parque pela Libertadores
Enquanto Merentiel não tem condições de entrar em campo, o Palmeiras recebe o Emelec nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. O jogo vale pela penúltima rodada do Grupo A da Copa Libertadores.
Contudo, o atual bicampeão da América já garantiu a classificação para as oitavas de final como líder da chave. O objetivo palmeirense agora é a melhor campanha geral do torneio, o que daria ao clube a vantagem de decidir o mata-mata em casa até uma eventual semifinal.