- Dourado se aproveitou da expulsão de Martinelli para vencer
- Equipe de António Oliveira voltou a vencer após seis jogos
- Clayson, Alan Empereur e Fernando Sobral marcaram os gols
O Cuiabá aplicou 3 a 0 no Fluminense na noite deste sábado, na Arena Pantanal, no Mato Grosso, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Assim, o Dourado voltou a vencer depois de seis jogos e António Oliveira ficou mais aliviado. A equipe da casa se aproveitou da expulsão de Martinelli ainda no primeiro tempo para deslanchar no segundo e vencer o jogo. Embora tenha sido os reservas, a derrota por 3 a 0 é um duro golpe para o time comandado por Fernando Diniz.
Clayson, Alan Empereur e Fernando Sobral fizeram os gols do Dourado na segunda etapa. Com a acachapante vitória, o Cuiabá chegou aos 32 pontos e neste momento ocupa a 11ª colocação na tabela do Brasileirão. Já o Fluminense, segue com 41 pontos e caiu para a sexta posição. O Tricolor das Laranjeiras poderá ainda perder a posição para o Athletico, que encara o Coxa neste domingo, no Couto Pereira.
O Cuiabá volta a campo apenas no dia 14 de outubro, contra o Cruzeiro, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão. O Tricolor tem o Internacional pelas semifinais da Copa Libertadores, nesta quarta, no Beira-Rio, e no fim de semana pega o Botafogo, no Maracanã.
Jogo equilibrado até a expulsão
Os primeiros minutos do jogo teve um certo equilíbrio entre os times. Uma leve vantagem para o Fluminense, que chegou em três oportunidades. Embora com os reservas, jogadores como Yony Gonzáles, Leo Fernández, Samuel Xavier e tinha pelas condições de competir na Arena Pantanal. Com isso, as primeiras chances começaram a aparecer para o Tricolor das Laranjeiras.
Assim, o primeiro lance de real perigo dos donos da casa foi com Ronald Lopes. que recebeu na intermediária, tirou Thiago Santos da jogada e chutou forte para o gol. Pedro Rangel fez a defesa. A equipe treinada por Antônio Oliveira gostou da pressão. Então, chegou novamente com Derik Lacerda, que recebeu lançamento e disparou para a área do Fluminense, mas Pedro Rangel estava ligado.
Foi então que as coisas começaram a mudar. Martinelli fez falta em Raniele e recebeu cartão amarelo. Pouco sabia os jogadores do Fluminense que seu companheiro levaria mais um cartão amarelo minutos depois e fosse expulso. Antes mesmo disso ocorrer, Samuel Xavier, o único titular em campo pelo Fluminense, chegou duas vezes com muito perigo ao gol de Walter.
Os lances de perigo praticamente acabaram por alguns minutos. Tiveram algumas finalizações, mas nenhuma no alvo. Foi quando Martinelli foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo por trás uma falta em Raniele. Depois da expulsão, o Dourado deu mostras do que poderia vir pela frente. Deyverson e Derik Lacerda chegaram uma vez cada antes do fim do primeiro tempo.
Cuiabá deslancha e goleia
O segundo tempo ficou todo nas mãos do Cuiabá. Com um homem a mais, o time do Mato Grosso começou com perigo logo em sua primeira chegada. Fernando Sobral puxou um bom contra-ataque rápido e cruzou para Deyverson. Este consegue fazer o pivô e Raniele chegou chutando de primeira. A bola, no entanto, passou muito longe do gol de Pedro Rangel. Mas já era a amostra que estava por vir.
Assim, um minuto depois da primeira finalização da segunda etapa, gol do time da casa. Diego Barbosa e David Braz bateram cabeça na defesa e Ronald Lopes, de dentro da área, cruzou para Clayson abrir o placar. Era o primeiro gol do Dourado, o primeiro de Clayson na partida. O segundo gol por pouco não saiu aos 17 minutos, com Wellington Silva. Clayson cruzou e Diogo Barbosa cortou.
Com Clayson com muito espaço, ficou fácil para o rápido atacante do Dourado, Foi dele a jogada do segundo gol, aos 18 minutos da etapa final. Clayson cobrou o escanteio. Ronald, ficou com ela, e mandou o balão para a área. Deyverson cabeceou e Alan Empereur acertou um bonito chute para aumentar o placar para o Cuiabá. Era o segundo gol. A partir daí, foi aguardar o fim da partida.
Entretanto, a pressão continuou. Eram cruzamento para a área e chutes de longa distância. O Fluminense já não tinha mais forças. Pedro Rangel passou a ser o principal nome do jogo para o time carioca. Foi então que o terceiro gol saiu. Deyverson levou vantagem sobre Thiago Santos e lançou para Jonathan Cafú, que rolou para Fernando Sobral. Este acertou um chute de rara felicidade para fechar o placar: 3 a 0.