Antes de tudo, vamos falar do Dérbi entre Corinthians e Palmeiras, no Allianz Parque. Isso porque as duas equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), em clássico atrasado da sexta rodada do Paulistão.

Sendo assim, o clássico marca o encontro dos times com melhor campanha no Campeonato Paulista até agora. O Verdão tem 26 pontos e precisa só de um empate nos dois jogos que faltam para assegurar a primeira colocação geral antes do mata-mata.

Por sua vez, o Timão soma 20 pontos e tem que vencer nas duas últimas rodadas e torcer para o Palmeiras não pontuar. Além disso, o Alvinegro precisa tirar uma desvantagem de três gols de saldo para ultrapassá-lo na tabela de classificação do estadual de 2022.

Desta forma, as duas equipes já garantiram a primeira posição de suas chaves. Então, o Palmeiras é o líder do grupo C, enquanto o Corinthians está na ponta do grupo A. Ou seja, serão mandantes no duelo das quartas de final, contra os segundos colocados de suas respectivas chaves.

Portanto, o diferencial do clássico desta quinta é que em 105 anos este será o primeiro Palmeiras x Corinthians com dois treinadores portugueses à beira do gramado. Isso porque os técnicos Abel Ferreira e Vítor Pereira vão se enfrentar pela primeira vez.

De acordo com o Globo Esporte, a primeira vez em que isso aconteceu foi em dezembro de 1929. Na época, o Palestra Itália tinha como técnico o húngaro Emeric Hirschel, enquanto o Corinthians contava com o italiano Virgilio Montarini no comando do time. Na ocasião, vitória por 4 a 1 do Timão.

Cabe destacar que Abel Ferreira é o 23º técnico estrangeiro no comando do Verdão (o oitavo europeu). Do outro lado, Vítor Pereira é o 15º do Timão (o sétimo europeu).


Dudu e Renato Augusto falam da expectativa para o Dérbi

Agora, vamos falar das prováveis escalações dos times para o Dérbi desta quinta pelo Paulistão. Invicto com oito vitórias e dois empates, o Verdão deve jogar com sua força máxima no clássico. Segundo o Ge, a expectativa é de que Marcos Rocha, Murilo, Piquerez e Danilo, todos poupados contra o Santos, voltem à equipe titular.

Ou seja, a provável escalação do Palmeiras tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.

– Sempre é difícil jogar contra o Corinthians, é uma equipe boa, que cresceu dentro da competição, estão fazendo bons jogos. Nosso time é muito forte, ainda mais em casa, esperamos o apoio da nossa torcida, com certeza quem for pro jogo vai dar o melhor pra vencermos – falou o atacante Dudu.

Pelo lado do Corinthians, que está classificado às quartas de final, Vítor Pereira quer buscar o time ideal neste começo de trabalho. Por enquanto, são dois jogos, com uma vitória e uma derrota no comando do Timão. Então, o treinador do Timão deve manter Gustavo Mosquito no time titular para o clássico, deixando Giuliano na reserva. Biro, meia destaque na base, foi relacionado.

Desta forma, a provável escalação do Corinthians tem: Provável escalação: Cássio, Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gustavo Mosquito e Róger Guedes.

– Eu costumo dizer: alguns jogos grandes, como clássicos, são jogos de xadrez, às vezes tem que mudar uma peça no momento exato para chegar ao gol. São duas grandes equipes, clubes gigantescos, quem ganha com isso é o público que assiste ao jogo, tanto de casa quanto do estádio. Espero que a gente possa fazer um grande jogo e ganhar – disse o meia Renato Augusto.