- Verdão fica no 1 a 1 com a Raposa no Mineirão e confirma título
- Clube garante mais um troféu sob o comando de Abel Ferreira
- Palmeiras fecha a maior virada da história dos pontos corridos
O Brasileirão 2023 terminou como era esperado antes da 38ª rodada começar: com o Palmeiras bicampeão consecutivo e agora 12 vezes no total. Nesta quarta-feira, no Mineirão, o Verdão empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, gols de Endrick e Nikão, mas o jogo virou amistoso, diante das derrotas dos concorrentes Atlético-MG e Flamengo. Com uma arrancada histórica nos últimos 11 jogos, a equipe comandada por Abel Ferreira tirou vantagem de 14 pontos do então líder Botafogo, assumiu a liderança nas últimas rodadas e garantiu a conquista histórica para o clube.
Abel Ferreira, portanto, chegou ao seu nono título em três anos de Palmeiras. O português agora passou Vanderlei Luxemburgo e se isolou como o segundo treinador mais vitorioso da história palmeirense, atrás apenas de Oswaldo Brandão, que ganhou dez títulos. Contudo, o técnico não definiu o seu futuro. Mesmo que tenha contrato até dezembro do ano que vem, a conquista do Brasileirão pode ser sua despedida. Isso porque o Al-Sadd, do Catar, ofereceu uma proposta financeira tentadora para tirá-lo do Verdão.
Com o resultado, o Cruzeiro, livre do rebaixamento, confirmou vaga na Copa Sul-Americana de 2024. Objetivo importante para o clube mineiro, que vinha de três anos seguidos na Série B e se reconstruiu após virar SAF.
Endrick bota o Palmeiras na frente
Na etapa inicial, o Palmeiras não teve facilidade diante do Cruzeiro. Afinal, a equipe celeste saiu para o jogo, tentou manter a posse de bola e ofereceu perigo à meta de Weverton. Recuado no começo do jogo, o Verdão criou sua primeira chance com Endrick, aos 8 minutos, mas Rafael Cabral tirou com o pé.
A Raposa tentou responder aos 11 minutos. Arthur carregou a bola, arriscou o chute, mas mandou nas mãos do goleiro palmeirense. Em nova tentativa dos visitantes, Breno Lopes deixou a bola com Endrick, que bateu para a defesa de Rafael Cabral. Na terceira oportunidade, então, o camisa 9 do Verdão não desperdiçou.
Aos 20 minutos, Lucas Silva errou o tempo de bola na entrada da área, e a deixou nos pés de Endrick, que mandou por cobertura. O goleiro cruzeirense desviou com a mão, mas o atacante pegou a sobra, com o gol vazio, para abrir o placar no Mineirão: 1 a 0.
Em vantagem, a equipe paulista reduziu o ritmo, recuou e viu a equipe da casa assustar três vezes. Aos 24, Bruno Rodrigues pegou a sobra dentro da área, levantou a bola duas vezes e mandou uma bicicleta para Weverton defender.
Depois, aos 38, Matheus Fernandes cruzou rasteiro pela esquerda, Fernando Henrique se jogou e mandou por cima da trave. Matheus Pereira, aos 44 minutos, recebeu passe para trás de Bruno Rodrigues e finalizou forte para o goleiro do Palmeiras fazer a defesa.
Nikão empata o jogo, e Palmeiras confirma o título
No segundo tempo, o Cruzeiro teve duas chances logo no início. Primeiro na cabeçada de Arthur Gomes para fora e, depois, no chute fraco de Lucas Silva. Aos 21 minutos, no entanto, o Palmeiras quase ampliou com um golaço. Raphael Veiga recebeu no meio de campo, carregou sozinho diante da marcação, cortou para a direita, voltou na esquerda e finalizou para a defesa de Rafael Cabral.
O jogo seguiu lá e cá, com Cruzeiro Palmeiras puxando contragolpes e parando na marcação adversária. Aos 29 minutos, a Raposa chegou no ataque com Robert, que mandou chute cruzando rente à trave de Weverton. O gol de empate dos mineiros, então, saiu aos 34 minutos.
Na cobrança curta de escanteio, Matheus Pereira balançou para cima da marcação e deixou a bola dentro da área. Nikão pegou a sobra e chutou rasteiro para o gol: 1 a 1. Na reta final da partida, o Verdão criou chances mas o placar não foi mais alterado. Melhor para o Palmeiras, que confirmou o título brasileiro em 2023 e se tornou dodecampeão. Festa palmeirense no gramado do Mineirão e em todo o Brasil!