- Pela quinta vez em seis anos, o Verdão tem a melhor campanha
- Rony, Artur (2) e Piquerez marcaram os gols do Palmeiras
- Agora a equipe de Abel Ferreira aguarda o sorteio dia 5
O Palmeiras venceu o Bolívar por 4 a 0 na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. A partida, como não poderia deixar de ser com o Verdão quando se trata da competição continental, foi bem tranquila. Os gols saíram naturalmente. Com isso, mais uma vez, o torcedor saiu com a sensação de que este time treinado por Abel Ferreira tem uma relação especial com esta competição.
Rony, Artur (2) e Piquerez marcaram os gols do Palmeiras na noite de São Paulo. Com a importante vitória, o time paulista alcançou a melhor campanha da fase de grupos da competição continental. Vale lembrar que o Verdão alcançou tão feito cinco vezes nas últimas seis campanhas na Libertadores. Então, o time de verde chegou aos 15 pontos, deixando para trás o próprio Bolívar, que passou com 12 pontos. Assim, o Palmeiras aguarda o sorteio do chaveamento, que será realizado no próximo dia 5 na sede da Conmebol.
Primeiro tempo seguro
Os primeiros minutos foram de pressão do Palmeiras. Disposto a se vingar da derrota na estreia, na altitude de La Paz, os comandados de Abel Ferreira partiram logo para cima dos bolivianos. Embora tenha tido êxito nos primeiros minutos, o Verdão não conseguiu levar perigo. Apenas com Rony, que deu uma cabeçada com perigo ao gol de Lampe. O lance de perigo fez o Verdão perder o ímpeto.
Contudo, o ímpeto do time da casa voltou logo depois e, aos 22 minutos, com Rony. O camisa 10 do Palmeiras abriu o placar para a explosão do torcedor no Allianz Parque. O atacante recebeu bom passe de Raphael Veiga e tocou na saída do goleiro Lampe. O gol fez o Verdão despertar ainda mais para a partida. Ou seja, o segundo gol era questão de tempo para o time palmeirense.
Foi então que Piquerez acertou um lindo cruzamento para Artur completar de cabeça e marcar o segundo gol da partida, o segundo gol do Palmeiras. Com o 2 a 0 no placar, a tranquilidade ficou ainda mais visível para os torcedores. O Bolívar não apresentava nenhuma alternativa para tentar algo no ataque. O goleiro Weverton era um mero espectador do jogo.
Antes do intervalo, Gabriel Menino ainda fez boa jogada e finalizou, mas a bola não entrou. Naquele momento, a classificação era questão de tempo já que o jogo estava decidido. Os dois times foram para o intervalo com situações bem distintas. Um dos times estava classificado e pensando na próxima fase. O outro, tinha que tentar não levar gol para ir com dignidade para a próxima fase.
Mais dois gols no segundo tempo
A segunda etapa começou com o Palmeiras, sem o ritmo alucinante do primeiro tempo, buscando o gol de forma mais organizada. A intenção era buscar mais uma vantagem e chegar com moral na próxima fase. Os principais jogadores naquele momento eram Gabriel Menino e Rony; Os dois infernizaram a defesa e levaram perigo em alguns lances da etapa final.
Assim, até então, Weverton não havia feito nenhuma defesa, mas teve de fazer depois de um chute de longe, que foi na direção do gol. E foi só por parte dos bolivianos na noite de São Paulo. A partir daí o jogo ganhou um novo ritmo, bem mais lento e mais cuidadoso. O Verdão tocou a bola com tranquilidade até que começou a chegar mais perto do gol de Lampe.
Mais para a parte final da partida, o Palmeiras, enfim, chegou a mais gols. Raphael Veiga achou Piquerez, que arrematou para o gol. Era o terceiro gol do Palmeiras. Minutos mais tarde, Artur aproveitou o belo lançamento de Dudu e, mesmo mancando, finalizou para as redes. O quarto gol chegou penas para coroar a bela exibição do Verdão (Mais uma) em noite de Libertadores.