• Gustavo Gómez. Piquerez, Artur e Endrick marcaram
  • Palmeiras chegou sair perdendo por 2 a 0, mas virou
  • Vitória dá a classificação antecipada ao Verdão

O Palmeiras precisou do segundo tempo para vencer o Barcelona, do Equador, por 4 a 2 na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores de 2023. O time treinado por Abel Ferreira saiu perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo. Quando todos achavam que não era o dia do Verdão, eis que surge mais uma vez o time mais bem treinado do Brasil para virar o jogo e se classificar de forma antecipada para as oitavas de final da competição continental.

Como dito acima, a vitória classificou o Palmeiras. Com 12 pontos no Grupo C, o Verdão não poderá mais ser alcançado por Barcelona e Cerro Porteño. O Bolívar tem o mesmo número de pontos da equipe paulista, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Fydriszewski marcou duas vezes no primeiro tempo para os equatorianos. Na etapa complementar, Gustavo Gómez, Piquerez, Artur e Endrick fizeram os gols da vitória suada do time de verde.

Susto no primeiro tempo

O Palmeiras começou melhor o jogo nesta quarta-feira. Os primeiros 20 minutos foi de toque de bola e lançamento para a velocidade de Dudu e Artur. Com a pressão desde o início do jogo, o Verdão chegou ao primeiro gol. Rony marcou depois de um passe na medida de Raphael Veiga. Mas o VAR acabou anulando o gol por detectar uma irregularidade.

Depois do gol anulado, os erros do time treinado por Abel Ferreira começaram a aparecer. O Barcelona, na mesma medida, começou a crescer no jogo e a levar perigo ao gol de Weverton. Contudo, os erros foram maiores. Aos 32 minutos, Zé Rafael errou o passe e Corozo tocou para Fydriszewski bater de primeira e marcar o gol, sem chances para Weverton.

Cinco minutos depois, foi a vez de Mayke errar, Fydriszewski precisou de duas finalizações para vencer Weverton e marcar o segundo gol dele e o segundo do Barcelona. Nem mesmo a cabeçada de Raphael Veiga que bateu no travessão foi capaz de diminuir o prejuízo para a etapa complementar. Preciado ainda evitou um gol de Artur antes do intervalo.

Segundo tempo arrasador

O segundo tempo do Palmeiras foi um exemplo de como um time que estava em desvantagem deve se comportar para virar a partida. Isso porque logo no primeiro minutos Gustavo Gómez diminuiu de cabeça após cobrança de escanteio. Então, minutos depois, foi a vez de Raphael Veiga acertar a trave novamente, em um chute de longe. Entretanto, o gol de empate saiu com Piquerez após cruzamento do atacante Rony.

O empate não intimidou o Barcelona. Darmían Diaz acertou o travessão de Weverton em um chute de longe, mas foi só. A partir daí o Palmeiras voltou a mandar na partida e a imprimir um ritmo que os equatorianos não estavam conseguindo acompanhar. Portanto, a virada não demorou a sair. Piquerez fez a jogada pela esquerda e cruzou para Rony. O atacante cabeceou para a defesa de Mendoza, mas Artur pegou o rebote e marcou.

O gol da virada desanimou os equatorianos que passaram a jogar na defesa. O Palmeiras também diminuiu a empolgação e ainda marcou com Endrick, depois de um rebote em uma cobrança de escanteio. O quarto gol decretou de vez a vitória, construída no primeiro minuto do segundo tempo. Então, o time treinado pelo português Abel Ferreira precisou apenas de um tempo para conquistar os três pontos.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial