As informações e o palpite para ABC x Chapecoense
Em uma quarta-feira, 9 de junho, com um extensa programação de duelos pela rodada de retorno do estágio de 16 avos de final da Copa do Brasil 2021, o ABC recebe a Chapecoense a partir das 16h30 (horário de Brasília). O encontro terá como cenário o estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal. Na Arena Condá, em Chapecó, a Chape fez 3 a 1. Assim, poderá garantir seu lugar na fase seguinte em caso de novo sucesso, igualdade ou até mesmo derrota por um tento de diferença. Aos donos da casa, para mudar a situação, resta vencer por três ou mais gols de frente. Em caso de sucesso do time potiguar por dois gols de vantagem, a definição será feita através de cobranças de pênalti.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do ABC
O ABC conseguiu no domingo, 6 de junho, mostrar poder de reação. Enfrentando o Treze, em Campina Grande, marcou 1 a 0. O confronto valeu pela rodada de abertura da disputa da versão 2021 da Série D do Campeonato Brasileiro. É a segunda temporada do time do Rio Grande do Norte na Quarta Divisão do Brasileirão desde que foi rebaixado da Série C. A equipe soube se aproveitar de ter jogado com um atleta a mais desde os 37 minutos do primeiro tempo quando o meia Fernando Costa foi expulso. Demorou, mas alcançou seu gol aos 26 minutos da etapa derradeira em cobrança de pênalti executada por Wallyson.
Dessa maneira, divide a liderança do grupo 3 com Sousa e América-RN, que também venceram na jornada inicial. A chave conta ainda com Campinense, Caucaia, Atlético-CE e Central. O próximo adversário será o Sousa em jogo agendado para o domingo, 13 de maio, em Natal. O clube ainda está envolvido nas finais do Campeonato Potiguar. A decisão, em dois jogos, será contra o Globo. O confronto de ida, em Ceará-Mirim, foi marcado para 16 de junho.
Com um elenco enxuto e calendário cheio, o técnico Moacir Júnior optou por escalar uma equipe recheada de reservas para encarar um Treze, que enfrenta um surto de Covid-19. Assim, preservou seus melhores recursos para o duelo desta quarta-feira. No entanto, o atacante Éderson, que depois de voltar ao clube em abril atuou pela primeira vez por 90 minutos em Campina Grande, tem chances de ser relacionado como titular.
Provável escalação do ABC
ABC na temporada atual
A forma atual da Chapecoense
A Chapecoense alcançou a vitória no jogo de ida ainda sob o comando interino de Felipe Endres, que ficou na direção da equipe no período de transição entre a demissão de Mozart e a chegada de Jair Ventura Filho. Este último fez sua estreia no domingo, 6 de junho, em um confronto com o Palmeiras, que também teve o placar de 3 a 1. Só que dessa vez o marcador foi contrário.
O duelo valeu pela segunda rodada do Brasileirão 2021. No Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras entrou em ritmo avassalador. Logo aos oito minutos marcou com Wesley. Sete minutos depois, Luiz Adriano fez o segundo. Um pouco antes do intervalo, aos 42 minutos, novamente Wesley voltou a balançar a rede. Na fase final, com o jogo definido, os donos da casa diminuíram o ritmo. Isso permitiu que a Chape fizesse, aos dez minutos, seu gol de honra. Busanello foi o autor.
Com a posse de bola por 34% do tempo, a Chape produziu somente seis oportunidades de arremate no confronto. Porém, teve bom índice de acerto. Quatro delas foram no alvo. Isso sem contar com seu principal artilheiro na temporada. Perotti segue em isolamento social depois de ter exame positivo para Covid-19 e também não poderá atuar nesta quarta-feira em Natal. Depois de duas derrotas no Brasileirão, o time, que subiu da Segunda Divisão na temporada 2020, está na lanterna da disputa da Série A.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para ABC x Chapecoense:
A Chapecoense, com vantagem e tendo em seu comando o retranqueiro Jair Ventura Filho, deverá montar um forte bloqueio defensivo para conter o ABC. O prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais adequado para o encontro desta quarta-feira pela rodada de volta da terceira fase, o estágio de 16 avos de final, da Copa do Brasil em sua versão 2021.
Prognóstico e palpite final para ABC x Chapecoense: