As informações e o palpite para América-MG x Fluminense
Avançando nas copas, mas com dificuldades no Brasileirão, o Fluminense tem o América-MG, enfiado na zona de rebaixamento, em seu caminho neste domingo, 8 de agosto, em compromisso que faz parte da programação da décima quinta jornada da Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto de encontro será o estádio Independência, em Belo Horizonte. O início está agendado para 16h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do América-MG
O Coelho até conseguiu respirar fora do Z4 com duas vitórias seguidas após a chegada do técnico Vagner Mancini. No entanto, retornou ao seu habitat natural após completar cinco jornadas sem sucesso. Foram três derrotas e dois empates que fizeram com que fossem revividos os fantasmas do passado. Afinal, essa é a quarta vez que o América-MG sobe para a Primeira Divisão desde que o formato de pontos corridos foi adotado. Nas três anteriores, voltou para Série B logo no primeiro ano.
No domingo, 1 de agosto, o Coelho até fez uma partida melhor contra o Atlético-GO, em Goiânia. Apesar de ter tido a bola por um pouco menos de tempo (48%), criou mais do que o dobro de oportunidades para finalização (16 a 7) e manteve proporção similar no quesito arremate certo (5 a 2). Chegou até mesmo a abrir vantagem no placar com tento de Ademir logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Porém, cedeu o empate aos 21 minutos em gol de Baralhas e acabou tendo que se conformar com a igualdade.
Com 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e sete derrotas), iniciou a disputa da décima quinta rodada ocupando a décima oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Dois pontos abaixo do Cuiabá, décimo sexto e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Como mandante, o desempenho do Coelho é superior. É o décimo quarto colocado no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou seis (uma vitória, três empates e três derrotas). Fez quatro gols e teve sua rede balançada em cinco oportunidades.
Provável escalação do América-MG
América-MG na temporada atual
A forma atual do Fluminense
O Fluminense assegurou na terça-feira, 3 de agosto, sua classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América. No Maracanã, bateu o Cerro Porteño, do Paraguai, por 1 a 0, em jogo que havia sido adiado devido ao falecimento de Alex, filho de Arce, técnico da equipe paraguaia. O tento foi assinalado por Fred, em cobrança de pênalti, aos 24 minutos do primeiro tempo. O Tricolor, no sábado, 31 de julho, no mesmo local, havia feito 3 a 0 no Criciúma, garantindo também sua passagem para as quartas de final da Copa do Brasil.
Apesar do sucesso nas copas, o técnico Roger Machado tem sido bombardeado pelos torcedores tricolores nas redes sociais. Pedem sua demissão. Criticam a falta de qualidade das atuações da equipe, o que realmente acontece. No entanto, o Tricolor praticamente não tem tido tempo para treinar, além de contar com um elenco bastante limitado. Tem encontrado no Brasileirão suas maiores dificuldades.
Com 17 pontos (quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas), ocupa a décima segunda posição na tabela de classificação, quando já considerados os critérios de desempate, uma vez que Bahia (décimo colocado) e Corinthians (décimo primeiro) apresentam a mesma pontuação. Tem um jogo atrasado, o compromisso com o Juventude, que foi adiado devido ao ajuste de seu compromisso na Libertadores. Essa situação limita a possibilidade de Roger Machado poupar jogadores pensando no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores contra o Barcelona, do Equador, marcado para quinta-feira, 12 de agosto. Assim, deverá colocar em campo contra o América-MG o melhor que tem à disposição.
Provável escalação do Fluminense
Fluminense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para América-MG x Fluminense:
Contra um América-MG mais descansado e com tempo maior de preparação, o Fluminense, dividido em três torneios, tem o prognóstico no empate como palpite indicado para o duelo pela décima quinta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para América-MG x Fluminense: