Tirando proveito do título mundial conquistado em 2022 no Catar para faturar alto, a Argentina leva sua seleção para China. Nesta quinta-feira, 15 junho, faz um amistoso contra a Austrália no país que deseja receber a Copa do Mundo de 2030 e utiliza a partida como forma de divulgação de sua candidatura. O palco do encontro, que tem o início marcado para 7h (horário de Brasília), será o estádio Worker´s, em Pequim.
O desempenho recente da Argentina
Os quesitos técnicos têm ficado em segundo plano na hora da escolha dos adversários da Argentina para os amistosos. Pelo menos nesse primeiro momento. Em março, a seleção fez seus dois primeiros jogos depois da conquista da Copa do Mundo de 2022. Optou por rivais bastante inferiores tecnicamente. Afinal, eram partidas em casa. O objetivo era festejar a conquista. Assim, não encontrou dificuldades em superar o Panamá, que sequer levou seu time principal, envolvido na disputa da Liga das Nações da Concacaf, por 2 a 0.
Depois, enfiou uma goleada, por 7 a 0, na modestíssima equipe de Curacão. Em junho, o nível dos rivais melhorou ligeiramente, porém, novamente o critério de definição dos amistosos foi outro. Valeu o cachê para apresentação. Assim, o time atuará na China, que tem intanção de ser dede do mundial de 2030, e na sequência fará na Indonésia seu próximo teste.
O técnico Lionel Scaloni manteve a base do time campeão do mundo para os jogos. A única surpresa foi o nome de Lautaro Martinez, atacante da Internazionale, da Itália, ter ficado de fora da lista. Inicialmente poderia ter sido por ter sua equipe sido finalista da Champions League. No entanto, Julián Álvarez, do Manchester City, que faturou o torneio, foi convocado. Assim, ficou claro que a escolha do treinador foi por razões técnicas. Sinal de perda de espaço de Martinez. Os jogadores chamados foram:
- Goleiros: Emiliano Martínez (Aston Villa), Rulli (Ajax) e Walter Benítez (PSV)
- Defensores: Molina (Atlético de Madrid), Montiel (Sevilla), Pezzella (Betis), Cristian Romero (Tottenham), Balerdi (Olympique de Marselha), Otamendi (Benfica), Medina (Lens), Tagliafico (Lyon) e Acuña (Sevilla)
- Meias: Paredes (Juventus), Enzo Fernández (Chelsea), Guido Rodríguez (Betis), De Paul (Atlético de Madrid), Palacios (Bayer Leverkusen), Mac Allister (Brighton), Almada (Atlanta United) e Lo Celso (Villarreal)
- Atacantes: Di María (Juventus), Messi (PSG), Julián Álvarez (Manchester City), Giovanni Simeone (Napoli), Garnacho (Manchester United) e Nicolás González (Fiorentina)
Argentina na temporada atual
A forma atual da Austrália
A Austrália venceu a batalha com a Itália pelo defensor Alessandro Circati. A Azurra, que tem tentado naturalizar atletas com potencial que tenham ascendência do país, tinha interesse no atleta que, no entanto, optou defender a equipe australiana. Não é a única novidade na lista do técnico Graham Arnold, que incluiu vários jogadores jovens na lista para o encontro com os campeões do mundo.
O goleiro Thomas Glover, do Melbourne City, foi chamado pela primeira vez. Denis Genreau e Gianni Stensness, que já haviam sido chamados antes, mas não tiveram grandes oportunidades de mostrar serviço, voltaram a ser convocados. Sinal da intenção de renovar o elenco visando a disputa da Copa Asiática, que é a próxima competição oficial no calendário. Será realizada em janeiro de 2024.
Os australianos estão no grupo B, que conta ainda com Uzbequistão, Síria e Índia. Em março, a seleção da Austrália fez dois amistosos contra a equipe do Equador. Venceu o primeiro, por 3 a 1, e perdeu o segundo por 2 a 1. Os atletas convocados para o amistoso contra a Argentina foram:
Goleiros: Mat Ryan, Tom Glover, Joe Gauci;
Defensores: Nathaniel Atkinson, Jordan Bos, Alessandro Circati, Joel King, Kye Rowles, Gianni Stensness, Harry Souttar, Ryan Strain;
Meias: Keanu Baccus, Cammy Devlin, Denis Genreau, Ajdin Hrustic, Riley McGree, Connor Metcalfe, Aiden O’Neill, Alex Robertson;
Atacantes: Brandon Borrello, Mitch Duke, Jamie Maclaren, Mathew Leckie.
Austrália na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Argentina x Austrália
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Argentina x Austrália
Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Argentina x Austrália
Suspensos e lesionados para Argentina x Austrália
Juan Foyth Lesão no joelho De volta aos treinos |
Nicolas Gonzalez Lesão na coxa Início de dezembro de 2024 |
German Pezzella Lesões musculares Algumas semanas |
Marcos Acuna Lesão no tendão Início de dezembro de 2024 |
Lisandro Martínez Falta de condicionamento físico Dúvida |
Nahuel Molina Lucero Lesão no tendão Dúvida |
Cristian Romero Lesão no dedo do pé Início de dezembro de 2024 |
Connor Metcalfe Lesão na virilha Início de dezembro de 2024 |
Probabilidades de resultado para Argentina x Austrália
O palpite Argentina x Austrália do SDA
Diante de um time australiano renovado e bem inferior tecnicamente, a seleção da Argentina tem o prognóstico na vitória como palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso desta quinta-feira.
Palpite Argentina x Austrália