As informações e o palpite para Argentina x Austrália
A seleção da Argentina tem a Austrália em seu caminho nesta quinta-feira, 22 de julho, em confronto pela jornada inaugural do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O duelo terá como palco o estádio Sapporo Dome, em Sapporo. O pontapé inicial está marcado para 7h30 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo C, que conta também com as equipes de Egito e Espanha.
Como funciona o torneio de futebol masculino em Tóquio 2020
O torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 16 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em quatro chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. A partir das quartas de final, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente da Argentina
Os argentinos nem se esforçaram para tentar quebrar a resistência dos clubes em ceder atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos. Aceitaram as restrições e sequer preencheram a cota de três atletas acima de 24 anos que poderiam levar para Tóquio. O grupo convocado pelo técnico Fernando Batista tem apenas um jogador que excede o limite de idade estabelecido pelas regras. É o goleiro Jeremias Ledesma, de 28 anos, que atua no Cádiz, da Espanha, país em que há obrigação em ceder jogadores convocados para a Olimpíada.
A reta final de preparação para a disputa contou com um amistoso diante da Coreia do Sul. O duelo ficou no 2 a 2. Mac Allister abriu o placar em favor dos argentinos aos 12 minutos do primeiro tempo. Os sul-coreanos empataram aos 35 minutos com Lee. Na fase final, Valenzuela voltou a colocar a Argentina em vantagem. Mas os rivais reagiram igualando com Eom aos 47 minutos.
A Argentina participou de uma Olimpíada pela primeira vez em 1960. Depois, atuou em 1964, 1988, 1996, 2004, 2008 e 2016. A primeira medalha foi conquistada em Atlanta-1996. Chegou à final, mas ficou mesmo com a prata. Levou 3 a 2 da Nigéria. O ouro veio em Atenas-2004. Na decisão, os argentinos marcaram 1 a 0 no Paraguai. Em Pequim, o bicampeonato com sabor de revanche. O segundo ouro chegou com novo 1 a 0 marcado em cima dos nigeriano.
Provável escalação da Argentina
Argentina na temporada atual
A forma atual da Austrália
A Austrália volta a disputar os Jogos Olímpicos depois de duas ausências. Não conseguiu a classificação para as edições de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). Fruto de sua decisão de deixar a Confederação da Oceania e se transferir para Confederação da Ásia em busca de melhorar o nível técnico em um ambiente de competitividade maior. Isso rende ganho, porém, também, coloca obstáculos maiores no caminho.
A vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi conquistada com a terceira posição no Campeonato da AFC (que agrupa as federações asiáticas) para seleções sub 23 disputado na Tailândia em 2019. Os australianos ficaram com o primeiro lugar do grupo A na primeira fase. Somaram cinco pontos (uma vitória e dois empates). Nas quartas de final, bateram a Síria. Depois de empate sem gols no tempo regulamentar, fizeram 1 a 0 na prorrogação. Nas semifinais, foram superados pela Coreia do Sul por 2 a 0. A medalha de bronze foi obtida com o 1 a 0 marcado no Uzbequistão.
Os australianos participaram dos Jogos Olímpicos de 1956, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008. A melhor participação foi em Barcelona-1992. Chegaram às semifinais. Caíram diante da Polônia. Levaram 6 a 1. Na disputa do bronze, perderam para Gana por 1 a 0. Entre os ‘veteranos’ chamados pelo técnico Graham Arnold para Tóquio está o atacante Mitchell Duke. Aos 30 anos, ele defende o Al-Taawon, da Arábia Saudita. O último amistoso preparatório par Tóquio 2020 foi em 12 de julho contra a Nova Zelândia. A Austrália venceu por 2 a 0.
Provável escalação da Austrália
Austrália na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Argentina x Austrália:
Nem Argentina nem Austrália mostraram grande interesse na preparação para competição. O prognóstico no sucesso da equipe sul-americana parece ser o palpite mais adequado para o confronto desta quinta-feira pela jornada inaugural do torneio de futebol marculino dos Jogo Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Argentina x Austrália: