As informações e o palpite para Arsenal x Brighton
Ainda sonhando com uma combinação de resultados que evite a quebra de um círculo virtuoso de 25 anos, o Arsenal enfrenta o Brighton neste domingo, 23 de maio, em partida pela trigésima oitava – última – rodada do Campeonato Inglês em sua edição 2020/2021. O encontro terá como palco o Emirates Stadium, em Londres. O pontapé inicial está marcado para 12h (horário de Brasília), assim como todos os demais nove jogos da jornada derradeira da Premier League.
A Premier League concede sete vagas em torneios internacionais. Os quatro primeiros são contemplados com vagas na Champions League. Quem termina no quinto ou no sexto lugar vai para a Europa League. Quem ficar no sétimo posto terá a chance de participar da primeira edição da Liga da Conferência Europeia. Os três piores caem para o Championship, a Segunda Divisão.
O desempenho recente do Arsenal
Nas últimas duas décadas e meia, o Arsenal sempre terminou uma temporada sabendo que na seguinte teria lugar em um torneio internacional. Grande parte desse período esteve sob a direção do francês Arséne Wenger, que ficou mais de 20 anos no cargo de treinador dos Gunners. Porém, passou por maus bocados na primeira temporada com o espanhol Mikel Arteta, contratado em meio a temporada 2019/2020. Não conseguiu a vaga via Premier League. No entanto, ao ganhar o título da Copa da Inglaterra, assegurou um posto na Europa League.
Dessa vez, as portas de acesso a torneios continentais via conquistas de copas estão todas fechadas. Assim, o que resta é o Campeonato Inglês. O Arsenal tenta uma reação na reta final do torneio que o leve à inédita Liga da Conferência Europeia. No entanto, não depende apenas de seu resultado para chegar lá. Na quarta-feira, 19 de maio, evitou a eliminação precoce com dois gols nos acréscimos do segundo tempo. Venceu o Crystal Palace em Selhurst Park. Foi sua quarta vitória seguida na Premier League.
Alcançou 58 pontos (17 vitórias, sete empates e 13 derrotas). Suficiente apenas para figurar na nona posição da tabela de classificação do Campeonato Inglês. Tem um ponto a menos que o Tottenham, que, antes da jornada final, detém o posto na Liga da Conferência Europeia. Entre eles está o Everton, que também tem 59 pontos, mas fica abaixo dos Spurs por levar desvantagem no saldo de gols. Dessa maneira, o Arsenal precisa superá-los na trigésima oitava rodada. Tem que vencer seu jogo e torcer por tropeços dos rivais. O Tottenham vai enfrentar o Leicester no King Power Stadium. O Everton encara o Manchester City no Ethirad Stadium
Como mandante, o desempenho do Arsenal é ligeiramente inferior. É o décimo colocado no ranking dos donos da casa da Premier League. Dos 54 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou 25 (sete vitórias, quatro empates e sete derrotas). Fez 22 gols e sofreu 21. Lesões devem deixar fora da partida deste domingo os defensores Hector Bellerin (25 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, um gol) e David Luiz (20 jogos, um gol).
Provável escalação do Arsenal
Arsenal na temporada atual
A forma atual do Brighton
O Brighton proporcionou aquele que pode ser considerado seu resultado mais expressivo resultado na penúltima rodada do Campeonato Inglês. Na terça-feira, 18 de abril, em casa, bateu o Manchester City, campeão antecipado da Premier League 2020/2021, de virada, por 3 a 2. Contou com a vantagem de atuar diante de um time com um atleta a menos desde os dez minutos da primeira fase. João Cancelo foi expulso quando o City já tinha vantagem no marcador. Gundogan marcou aos dois minutos.
Porém, mesmo em vantagem numérica, o Brighton sofreu o segundo gol aos três minutos da fase final. Tento assinalado por Foden. A reação começou com Trossard, dois minutos depois. Webster igualou aos 27 minutos. Quatro minutos depois, Burn garantiu a virada. No total, disparou 19 arremates diante do campeão inglês, sendo seis deles na direção certa.
Com 41 pontos (nove vitórias, 14 empates e 14 derrotas), ocupa a décima sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Inglês. Tem 13 pontos a mais do que o Fulham, primeiro time no bloco dos rebaixados. Como visitante, seu desempenho é melhor. É o décimo quarta colocado no ranking desse quesito da Premier League. Dos 54 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 20 (cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas). Fez 18 gols e sofreu 22. O atacante Neal Maupay (33 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, oito gols), suspenso fica fora da partida. Também não devem atuar, mas por problemas médicos, os defensores Tariq Lamptey (11 jogos, um gol) e Joel Veltman (28 jogos, um gol); os meias Solomon March (21 jogos, dois gols) e Davy Propper (sete jogos, sem gol) e o atacante Danny Welbeck (24 jogos, seis gols).
Provável escalação do Brighton
Brighton na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Arsenal x Brighton:
Mostrando uma disposição que ficou escondida ao longo da maioria da temporada, o Arsenal tem o prognóstico em seu sucesso diante do Brighton o palpite indicado para o confronto deste domingo pela última rodada do Campeonato Inglês edição 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Arsenal x Brighton: