As informações e o palpite para Athletico Paranaense x Chapecoense
No primeiro jogo após perder o aproveitamento de 100% no Brasileirão 2021 e a liderança da competição, o Athletico Paranaense busca neste domingo, 27 de junho, a recuperação diante da Chapecoense, que também foi derrotada em seu duelo na jornada de meio de semana. O encontro faz parte da programação da sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A sede do duelo será a Arena da Baixada, em Curitiba. O início está marcado para 20h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Athletico Paranaense
A sequência perfeita do Athletico Paranaense no Brasileirão 2021 chegou ao fim na quinta-feira, 24 de junho. Em Salvador, o Furacão foi batido pelo Bahia, por 2 a 1. O confronto interrompeu uma série invicta ainda maior do que da Série A. O rubro-negro, que ainda não havia perdido com seu time principal na temporada, contando jogos com a equipe de aspirantes, que disputou a primeira fase do Campeonato Paranaense, estava sem ser batido há 11 confrontos (nove vitórias e dois empates).
O resultado no estádio Pituaçu foi fortemente influenciado pela expulsão de Richard logo aos 14 minutos da primeira etapa. Ela abriu o caminho para o Bahia colocar quatro minutos depois a bola na rede com Patrick. Mesmo em desvantagem numérica, o Athletico Paranaense conseguiu igualar o marcador aos 41 minutos em tento de David Terrans. ´Porém, não conseguiu segurar o resultado. Na etapa derradeira, Rossi marcou o segundo gol do Tricolor aos 25 minutos. Fruto de intensa pressão. Com posse de bola por 70% do tempo, os donos da casa dispararam mais do que o dobro dos arremates (19 a 9), ainda que não tivessem conseguido replicar a mesma proporção nos tiros certos (7 a 4).
No final, o Furacão ainda teve um segundo jogador expulso. Marcinho recebeu o vermelho aos 42 minutos. Assim, tanto ele quanto Richard estão suspensos para a partida deste domingo. Com 12 pontos (quatro vitórias e uma derrota), o Athletico Paranaense caiu para a segunda posição na tabela de classificação do Brasileirão. Está dois pontos abaixo do Red Bull Bragantino, que fez um jogo a mais. O clube do Paraná teve o encontro com o Flamengo pela quarta rodada adiado.
Provável escalação do Athletico Paranaense
Athletico Paranaense na temporada atual
A forma atual da Chapecoense
A Chapecoense segue sem conseguir vencer em sua temporada de retorno à divisão de elite do Brasileirão após passar um ano na Série B. Na quinta-feira, 24 de junho, na Arena Condá, levou 2 a 1 do Internacional. O time teve sua defesa vazada logo aos seis minutos da etapa inicial por Caio. Yuri Alberto, aos 35 minutos, ampliou a vantagem do Colorado. A Chape descontou aos 11 minutos da segunda etapa, mas não passou disso.
Nem fez por merecer. Apesar de ter conseguido manter a posse de bola por mais tempo que o time gaúcho, criou bem menos chances para finalização (11 a 25) e acertou o alvo metade das vezes do Colorado (5 a 10). No final do confronto, Bruno Silva ainda acabou sendo expulso. Não causou maiores danos na partida, que estava decidida, mas terá que cumprir suspensão automática no jogo contra o Athletico Paranaense.
Com três pontos (três empates e três derrotas), a Chapecoense figura na décima oitava – antepenúltima – posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Tem a mesma pontuação do Cuiabá Esporte, outro que estava na Segunda Divisão na temporada passada, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola, que leva vantagem quando os critérios de desempate são levados em consideração. A Chape tem saldo negativo de seis gols. Fruto, principalmente, dos dez tentos sofridos. É a defesa mais vazada do torneio ao lado justamente do Internacional.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Athletico Paranaense x Chapecoense:
Apesar da derrota, que parece mais ser um ponto fora da curva devido à expulsão precoce, o Athletico Paranaense tem um estilo de jogo bastante sólido. Ante uma Chapecoense muito instável e com sistema defensivo frágil, o prognóstico em seu sucesso é o palpite indicado para o confronto deste domingo pela sétima rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Athletico Paranaense x Chapecoense: