As informações e o palpite para Atlético-GO x América-MG
Em meio à luta pela sobrevivência na Copa do Brasil, o Atlético-GO tem o América-MG em seu caminho neste domingo, 1 de agosto, em duelo que faz parte da programação da décima quarta rodada da temporada 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto de encontro será o estádio Antonio Accioly, em Goiânia. O confronto tem início marcado para 20h30 (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Atlético-GO
Na quarta-feira, 28 de julho, o Atlético-GO saiu em desvantagem no início da briga por uma vaga nas quartas de final da versão 2021 da Copa do Brasil com o Atlhetico Paranaense. Na Arena da Baixada, foi derrotado por 2 a 1. Os donos da casa abriram o placar no primeiro minuto da etapa derradeira com tento de David Terrans. O Dragão reagiu e igualou aos 26 minutos. Zé Roberto foi o autor do tento após receber assistência de Natanael. O Furacão fez o segundo aos 40 minutos. Novamente com o uruguaio Terrans.
O time goiano terá a chance de tentar reverter o marcador na próxima quarta-feira, 4 de agosto, para quando o confonto de retorno está agendado. Isso pode ter influência na escalação que o técnico Eduardo Barroca determinará para o duelo deste domingo. Embora ele não tenha indicado se pretende utilizar uma equipe reserva no confronto. A única baixa confirmada é do goleiro Fernando Miguel, que está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. Será substituído por Maurício Kozlinski.
No Brasileirão, o Dragão quebrou na jornada anterior uma sequência sem vitórias de quatro partidas (dois empates e duas derrotas) ao superar o Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro. Chegou aos 18 pontos (cinco vitórias, três empates e cinco derrotas). Iniciou a disputa da décima quarta jornada ocupando o oitavo posto na tabela de classificação do Brasileirão. Como mandante, o desempenho é ligeiramente inferior. É o décimo colocado no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou oito (duas vitórias, dois empates e duas derrotas). Fez quatro gols e sofreu cinco.
Provável escalação do Atlético-GO
Atlético-GO na temporada atual
A forma atual do América-MG
Eliminado de forma precoce da Copa do Brasil, o América-MG contou com agenda livre durante a semana. Período que veio a calhar para o técnico Vagner Mancini, que enfrenta um período de vacas magras. O time não vence há quatro jornadas. Foram três derrotas (Fortaleza, Atlético-MG e Sport) seguidas por um empate (Grêmio). A igualdade em Porto Alegre deu algum alento ao torcedor. O Coelho voltou a fazer gol após três jogos sem conseguir sequer balançar a rede dos rivais.
Fez isso depois de ter saído em desvantagem no placar. O Tricolor Gaúcho marcou logo aos oito minutos do primeiro tempo com Guilherme. Coube a Felipe Azevedo, aos 31 minutos, assinalar para o América-MG deixando o placar em pé de igualdade. O Coelho até merecia mais no confronto. Embora tenha tido leve desvantagem na posse de bola (48%), criou número bem maior de oportunidades para finalização (18 a 12) e também foi superior no quesito tiro certo (7 a 4).
Com dez pontos (duas vitórias, quatro empates e sete derrotas), o América-MG iniciou a disputa da décima quarta rodada na décima oitava – antepenúltima – posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Como visitante, tem desempenho um pouco superior. É o décimo sexto colocado no ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, voltou para casa com quatro (uma vitória, um empate e quatro derrotas). Assinalou seis gols e teve sua rede balançada em 13 oportunidades.
Provável escalação do América-MG
América-MG na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Atlético-GO x América-MG:
Com agenda mais intensa, o Atlético-GO dificilmente conseguirá manter um padrão mais intenso de disputa. Assim, o prognóstico na igualdade diante do América-MG parece ser o palpite mais adequado para o confronto deste domingo pela décima quarta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Atlético-GO x América-MG: